Sisu – Sistema Integrado de Seleção Unificada

As inscrições no Sisu 2013 podem ser realizadas entre os dias 7 e 11 de janeiro, por meio do site http://sisu.mec.gov.br. Só poderão participar do…

Por Editorial em 08/01/2012

As inscrições no Sisu 2013 podem ser realizadas entre os dias 7 e 11 de janeiro, por meio do site http://sisu.mec.gov.br. Só poderão participar do processo seletivo os estudantes que tenham realizado o Enem 2012 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.Para quem ainda não sabe, Sisu significa:  Sistema de Seleção Unificada e tem por objetivo básico ajudar todos aqueles que desejam ingressar no mundo acadêmico à alcançar seus objetivos, fazendo reconhecimento de todo esforço realizado ao longo do ensino médio através da avaliação do ENEM.

O Sisu oferece muitas oportunidades para equem quer começar 2014 na universidade (Foto: Divulgação)

 

 

Saiba mais sobre: Inscrições Sisu 2013 começam dia 7 de janeiro

Então, se deseja ingressar em uma boa universidade pública, se inscreva para o Sisu e participe do ENEM, suas chances sessão bem maiores.

Navegação rápida:

  • Informações sobre o Sisu 2012
  • O que é o Sisu
  • Como funciona o Sisu
  • Quem pode participar do Sisu
  • Site do Sisu
  • Inscrição Sisu
  • Cursos e Vagas disponíveis no Sisu
  • Cronograma Sisu
  • Resultado Sisu

O Sisu auxilia muito estudantes que querem ingressas na universidade em 2014 (Foto: Divulgação)

Sisu 2013

O Sisu 2013 continua sendo muito procurado pelos estudantes candidatos a uma vaga na rede de pública de ensino universitário brasileira.

Pensando nisso, preparamos para você uma área exclusiva com todas as informações mais atuais sobre o processo Sisu 2013. Basta acessar o artigo Sisu 2012/2013  para ter acesso a tudo que precisa saber sobre o Sistema único de Seleção Unificada do ano de 2013.

Não perca tempo e faça já sua inscrição, as vagas são limitadas e a concorrência é grande, se perder o prazo estipulado no Cronograma Sisu você terá de esperar até a próxima seleção, o prazo de inscrição no Sisu não é prorrogado.

O Sisu 2014 está com inscrições abertas (Foto Divulgação)

Calendário do Sisu 2013

cronograma do Sisu seguirá da seguinte forma: O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 14 de janeiro. Já a segunda convocação será divulgada no dia 28 do mesmo mês, por meio do site sisu.mec.gov.br e das instituições de ensino participantes do sistema. Pode acontecer dos candidatos terem notas idênticas, onde é necessário aplicar o cronograma abaixo:

Fica com a vaga em caso de resultados idênticos quem tiver melhor nota de redação, se permanecer a igualdade de notas o próximo critério que vale é o da avaliação de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; em seguida leva-se em conta a nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e por fim, a nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias. As matrículas dos contemplados com vagas do Sisu serão realizadas nas universidades nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Leia mais sobre: Sisu 2013: inscrições

 

As inscrições só podem ser realizadas por meio da internet (Foto: Divulgação)

O que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado em 2010 e é gerenciado pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC) . O projeto que fundamentou o Sisu prevê que universidades e faculdades públicas ofereçam vagas exclusivas para candidatos que participarem do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada corre à parte do processo normal de vestibular das faculdades, e a cada início de ano escolhe estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior brasileiras com base em suas notas do ENEM.

Como Funciona o Sisu

O processo seletivo do Sisu é realmente muito simples, tendo apenas uma etapa de inscrição. Bem prático não é?

No momento em que estiver efetuando a inscrição, o candidato tem de escolher duas opções de cursos, entre as dezenas de cursos e vagas ofertadas pelas universidades conveniadas ao Sistema de Seleção Unificada. Verifique a faculdade que deseja cursar está participando do Sisu, se não estiver você terá de aguardar até o próximo processo de seleção para ver se ela já aceita o Sisu como forma de ingresso.

Durante o processo de inscrição os candidatos podem modificar suas escolhas de cursos e instituições de ensino quantas vezes acharem necessárias, as duas escolhas que vão valer serão sempre as duas últimas escolhidas, as anteriores serão sempre descartadas.

O sistema de classificação do Sisu é totalmente automatizado. Após a etapa de inscrição, veja o Cronograma Sisu, o sistema vai selecionar os candidatos que terão o benefício das vagas, por curso, de acordo com a nota do Enem de cada candidato e ponderações como pesos diferenciados já cadastrados no sistema.

A seleção e classificação no Sistema de Seleção Unificada são feitas respeitando o limite de vagas por curso, e por modalidade de concorrência (que o candidato escolhe na hora da inscrição). Caso um candidato tenha nota para ser classificado nos dois cursos selecionados, a vaga concedida será a da primeira opção. Por isso é bom escolher os dois cursos da seleção Sisu de acordo com sua ordem de preferência.

Quem pode participar do Sisu?

Qualquer estudante que tenha feito o ENEM e não tenha zerado na redação. Cada instituição adota notas mínimas por curso, compare sua nota do e nem e veja se ela é suficiente para o curso que deseja se inscrever elo Sisu. Você pode escolher até duas opções de cursos, escolha com sabedoria.

Site do Sisu

No site do Sisu você encontrará todos os acessos e informações necessárias, além de notícias atualizadas sobre eventuais mudanças no processo Sisu, liberações de classificações, etc. Acesse o Site do Sisu  para maiores informações.

Inscrição Sisu

As inscrições para o Sisu podem ser feitas através do próprio Site do Sisu, devendo respeitar o Cronograma Sisu, as normas estabelecidas no site e ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Cursos e vagas disponíveis no Sisu

A cada ano as quantidades de vagas e cursos disponíveis no Sisu podem sofrer alterações, por isso é bom sempre consultar o site para estar a par do que esta sendo oferecido no ano corrente. Em 2012 estas são as vagas e cursos disponíveis para o Sisu. Para maiores informações sobre a seleção de 2012 especificamente, visite nosso o artigo Sisu 2012.

Cronograma Sisu

Para obter o cronograma sizu 2012 o(também conhecido como calendário Sisu) acesse nosso artigo Sisu 2012, aonde estaremos divulgando o cronograma de 2012 ou para maiores informações sobre o cronograma, visite o Site do Sisu e acesse a página “cronograma”.

Resultado Sisu

Se você procura o resultado Sisu 2012 acesse nosso artigo Sisu 2013, assim que os resultados forem divulgados pelo Sisu nós publicaremos eles nessa página. Ou para maiores informações sobre resultados de anos anteriores, acesse o  Site do Sisu aonde poderá encontra informações históricas sobre todos os processos já realizados.

Esperamos que todas essa informações possam te ajudar no processo de escolha e de ingresso em uma ótima universidade pública. Bons estudos e boa sorte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)!

Informações sobre o Sisu 2014

As inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014 estão abertas.  Para se inscrever é é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e não ter zerado em nenhuma das fases da avaliação.  Os estudantes podem fazer a sua inscrição no Sisu 2014 por meio da internet, sendo que as inscrições vão até sexta-feira, dia 10 de janeiro. No site do programa os estudantes já podem fazer consultas das oportunidades disponíveis em pelo menos 115 universidades vinculadas ao Sisu.

Participe do Sisu 2014 (Foto: Divulgação0

Quem pode se inscrever no Sisu 2014?

Pode se inscrever no Sisu 2014 os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 e que não zeraram na redação. Para se candidatar a uma das oportunidades o estudante necessita do número de inscrição e da senha no Enem. Se por acaso o estudante estiver sem o número da inscrição é possível recuperá-la por meio do site do Enem. O candidato pode escolher duas opções de cursos para se candidatar no Sisu 2014. Os candidatos convocados sairão no dia 13 de janeiro de 2014, sendo que esses estudantes deverão fazer a matrícula entre o dia 17 e 21 de janeiro. No dia 27 de janeiro de 2014 sai a lista da segunda chamada de convocados e as inscrições começam  no dia 31 de janeiro e vão até o dia 4 de fevereiro.

Mais textos sobre o Sisu 2013 que do Mundo das Tribos:

SISU 2013: Inscrições

Inscrições SISU 2013 começam dia 7 de janeiro

SISU 2013: Cadastro

Lista de instituições que participam do SISU 2013

Regras do SISU atualizadas 2013

 

Top