Inscrições Sisu 2013 começaram nesse dia 7 de janeiro

Os universitários que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, podem concorrer as mais de 129.279 vagas em cursos no ensino superior em…

Os universitários que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, podem concorrer as mais de 129.279 vagas em cursos no ensino superior em 3.751 modalidades distribuídas em 101 instituições educacionais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),que oferecerá as vagas no primeiro semestre de 2013. As inscrições começaram no dia 7 de janeiro. Até 13h de hoje (7/01), de acordo com o MEC (Ministério da Educação), já foram realizadas mais de 905 mil inscrições no Sisu 2013, considerando que cada estudante pode optar por duas vagas. Na nota oficial divulgada pelo Ministério, a instituição mais procurada é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), seguida pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Leia mais sobre: SISU 2012-2013 inscrições segundo semestre

O Sisu abrirá inscrições em 7 de janeiro de 2013 (Foto: Divulgação)

Redação zerada desqualifica para o Sisu 

As pessoas que obtiveram nota zero na redação do Enem 2012 não poderão se inscrever no Sisu. A seleção dos estudantes é feita pelas universidades participantes do Sistema de Seleção Unificada por meio da média desses estudantes. Ou seja, será recrutado para ocupar uma colocação nas universidades quem as pessoas com melhor desempenho no Enem que concorreram àquela oportunidade.

Cronograma do Sisu

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013. Já da segunda convocação de selecionados vai ser divulgado no dia 28 de janeiro, por meio do site sisu.mec.gov.br e das instituições de ensino participantes. No caso de notas idênticas, o critério de desempate, de acordo com o edital, será feito pela seguinte ordem: fica com a vaga tem tiver melhor nota de redação, se permanecer a igualdade de notas o próximo critério que vale é o da avaliação de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; em seguida leva-se em conta a nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e por fim, a nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias. As matrículas serão realizadas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Saiba mais sobre: Regras do SISU atualizadas 2013

É possível consultar as vagas no site do Sisu (Foto: Divulgação)

Inscritos no Sisu podem se candidatar a bolsas pelo Prouni

O candidato que se inscreveu no Sisu também pode se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. Ambos utilizam o Enem de 2012 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar por uma oportunidade apenas, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Mais textos sobre o Sisu 2013 do Mundo das Tribos:

SISU 2013: Inscrições

SISU 2013: Cadastro

Lista de instituições que participam do SISU 2013

Regras do SISU atualizadas 2013

Top