Sisu 2013: cadastro

O Diário Oficial da União publicou na última quarta-feira, 26 de dezembro, o edital do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2013. As inscrições…

O Diário Oficial da União publicou na última quarta-feira, 26 de dezembro, o edital do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2013. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 7 e 11 de janeiro, por meio do site http://sisu.mec.gov.br. Só poderão participar do processo seletivo os estudantes que tenham realizado o Enem 2012 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.

Leia mais sobre: Sisu 2013: inscrições

O Sisu 2013 abrirá as inscrições no dia 7 de janeiro (Foto: Divulgação)

Instituições mais procuradas no Sisu 2013

Até 13h desta segunda-feira, de acordo com o MEC (Ministério da Educação). Já foram realizadas mais de 905 mil inscrições no Sisu 2013, considerando que cada inscrito pode optar por duas vagas. Segundo oficial divulgada pelo Ministério, a instituição mais procurada é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), seguida pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Vagas reservadas para cotas no Sisu

No ato da inscrição é necessário mencionar se quer concorrer as bolsas através das cotas. Pela lei de reservas de vagas, as universidades federais de ensino superior precisam disponibilizar ao menos 12,5% das oportunidades de cada curso e turno para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Desse total, 50% das vagas tem como foco pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. E ainda há um montante reservado para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, por meio das chamadas cotas raciais. Todas as regras para se incluir no regime de reserva de vagas estão disponíveis no site do Sisu 2013 (sisu.mec.gov.br).

Leia Também:  Gabarito UFABC 2009 - Primeira Chamada

Saiba mais sobre: Inscrições Sisu 2013 começam dia 7 de janeiro

O Sisu 2013 vai trabalhar com o sistema de cotas (Foto: Divulgação)

Calendário do Sisu 2013

O cronograma do Sisu seguirá da seguinte forma: O resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 14 de janeiro. Já a segunda convocação será divulgada no dia 28 do mesmo mês, por meio do site sisu.mec.gov.br e das instituições de ensino participantes do sistema. Pode acontecer dos candidatos terem notas idênticas, onde é necessário aplicar o cronograma abaixo:

Fica com a vaga em caso de resultados idênticos quem tiver melhor nota de redação, se permanecer a igualdade de notas o próximo critério que vale é o da avaliação de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; em seguida leva-se em conta a nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e por fim, a nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias. As matrículas dos contemplados com vagas do Sisu serão realizadas nas universidades nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.

Mais textos sobre o Sisu 2013 do Mundo das Tribos:

SISU 2013: Inscrições

Inscrições SISU 2013 começam dia 7 de janeiro

SISU 2013: Cadastro

Lista de instituições que participam do SISU 2013

Regras do SISU atualizadas 2013

Top