SiSU MEC | Inscrições no sisu.mec.gov.br

Esperar por uma vaga em uma universidade faz parte do currículo dos estudantes brasileiros. São milhares que fazem, todos os anos, a prova do…

Esperar por uma vaga em uma universidade faz parte do currículo dos estudantes brasileiros. São milhares que fazem, todos os anos, a prova do ENEM com o objetivo de conseguir uma vaga em uma universidade, seja pública ou privada. Se você é um desses estudantes e quer obter mais informações sobre as inscrições no Sisu Mec Enem leia o artigo e você vai ficar por dentro de tudo.

inscrições sisu mec enem sisu 2019Como funciona o SISU MEC?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

O Sisu MEC é gerenciado pelo Ministério da Educação e funciona principalmente por causa da parceria com universidades federais. Trata-se de um sistema informatizado, que classifica os candidatos de forma automática. Cada curso superior com vagas disponíveis também adota uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima para que o candidato possa se inscrever.

O processo seletivo SISU MEC é realizado duas vezes por ano, logo no início de cada semestre letivo. A inscrição é totalmente gratuita e consiste em apenas uma etapa pela internet.

inscrições sisu mec enem portalInscrições SISU MEC

As inscrições Sisu MEC são realizadas pela internet, através do site oficial sisu.mec.gov.br. Para acessar o sistema, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha da última edição do Enem.

Quando estiver dentro da plataforma do Sisu MEC, o candidato deve definir duas opções de cursos, escolhendo por ordem de preferência. Enquanto o período de inscrição estiver aberto, ele pode ficar à vontade para alterar a sua escolha.

As inscrições para 2019 poderão ser feitas do dia 22 de janeiro de 2019 até o dia 25 de janeiro de 2019.

Edital SISU MEC

Para se inscrever no Sisu Mec é preciso atender aos requisitos exigidos pelo programa, bem como as datas das inscrições. Para ficar por dentro de tudo basta acessar o site oficial no Portal do MEC, onde você encontra todas as informações sobre inscrição e tudo mais.

inscrições sisu mec enem aplicativoDatas das Provas SISU MEC

O período de inscrição do Sisu dura, em média, uma semana. Depois, o MEC publica a primeira lista de chamada e realiza as matrículas. As vagas que sobram são preenchidas pelos candidatos da segunda chamada. Se, depois de duas convocações, ainda existirem vagas para cursos SiSu, então os estudantes da lista de espera são contemplados.

Há pouco tempo o Sistema de Seleção Unificada encerrou as inscrições do 2º semestre de 2018. Agora, os estudantes terão que aguardar janeiro de 2019 para disputar uma vaga. O Ministério da Educação, no entanto, ainda não publicou maiores detalhes sobre o Sisu MEC 2019.


Top