Jovem Aprendiz 2019 | Faça sua inscrição

A procura de oportunidades de emprego no mercado de trabalho? Então saiba que o programa Jovem Aprendiz é uma ótima forma de ocupar um…

Por Isabella Moretti em 20/08/2019

A procura de oportunidades de emprego no mercado de trabalho? Então saiba que o programa Jovem Aprendiz é uma ótima forma de ocupar um cargo numa empresa e dar impulso a carreira profissional. Muitas pessoas aproveitam as chances oferecidas pelo programa para adquirir os primeiros níveis de experiência na área de qualificação.

O Jovem Aprendiz representa a melhor opção para as pessoas que estão no início da carreira e buscam uma vaga em empresas relacionadas à sua formação. Muitos estudantes de nível técnico e superior encontram no programa a primeira chance de contratação e conseguem trabalhar sem prejudicar os estudos.

Leia também: Vagas para menor aprendiz São Paulo

emprego jovem aprendiz

Vagas de emprego para jovens de 14 a 24 anos de idade. (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Jovem Aprendiz 2019

Pré-requisitos do programa

Para participar do programa de emprego é necessário ter de 14 a 24 anos de idade e estar matriculado num curso profissionalizante ou superior. O contrato tem tempo determinado, mas pode ser prolongado caso o empregado aprecie o trabalho do aprendiz em sua empresa.

O programa Jovem Aprendiz só é possível graças à parceria com grandes empresas brasileiras, que reconhecem a necessidade de oferecer oportunidade para profissionais estreantes no mercado de trabalho. Ao manter vínculo com o programa, as empresas são beneficiadas pelo Governo e descobrem novos talentos na equipe de funcionários.

As vagas Jovem Aprendiz foram oferecidas por empresas como Eletrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, repetindo os critérios de seleção adotados nas edições anteriores do programa de empregos. Os estudantes de escolas técnicas como o Senai possuem grandes oportunidades para atuar na Eletrobras e recebem uma qualificação técnico- profissional de primeiro nível.

As empresas vinculadas ao programa Jovem Aprendiz precisam estar dentro dos critérios estabelecidos e oferecer boas condições aos estudantes. A jornada de trabalho deve ser compatível com os estudos, ou seja, não prejudicar o período da faculdade ou curso técnico. Um salário justo pelos serviços prestados e benefícios trabalhistas são assegurados ao aprendiz pela empresa contratante.

Em alguns casos, as pessoas que desejam participar do Programa Jovem Aprendiz precisam prestar um concurso para garantir a vaga. A Eletrobras, por exemplo, promove um processo seletivo para distribuir as oportunidades entre os alunos do Senai, principalmente aqueles que desenvolvem estudos na área de eletricidades. As empresas do setor bancário costumam abrir vagas de aprendizes para estudantes dos cursos de Administração, Contabilidade, Marketing, entre outros.

Inscrições  Jovem Aprendiz 2019

ciee jovem aprendiz

O Ciee oferece vagas para jovens aprendizes (Foto: Divulgação)

As inscrições jovem aprendiz variam de acordo com a empresa em questão, mas normalmente são as instituições de ensino que informam os alunos sobre o recrutamento de novos profissionais da função de aprendiz. Nas escolas do Senai e Senac é possível obter maiores informações sobre as vagas e empresas contratadoras.

Confira algumas vagas de jovem aprendiz:

A mídia também divulga amplamente esse tipo de oportunidade. Também é possível ter acesso a esses dados através de sites como o do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), que promove oportunidade de estágio e vagas do Programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil. Para mais informações acesse: www.ciee.org.br (Acesse AQUI). Acesse periodicamente sites das empresas que geralmente contratam por meio desse projeto, para saber as oportunidades em aberto.

Top