Como ser pontual no trabalho

A pontualidade é um sinal de comprometimento e respeito com o próximo. Porém, esse hábito, que deveria ser obrigação, não é muito respeitado. Ser…

Por Élida Santos em 06/01/2012

Ser pontual é necessário para ter uma carreira promissora (Foto: Divulgação)

A pontualidade é um sinal de comprometimento e respeito com o próximo. Porém, esse hábito, que deveria ser obrigação, não é muito respeitado. Ser pontual não quer dizer que você deve chegar ao trabalho meia hora antes, mas deve estar na empresa com alguns minutos de antecedência, pois o seu cliente sabe exatamente a hora em que a loja ou empresa abrirá, e por muitas vezes, alguns assuntos não podem esperar mais nenhum minuto para serem resolvidos. Imagina ser atendido por um funcionário ofegante porque veio trabalhar as pressas? A situação é no mínimo desconfortável.

No mundo corporativo é fundamental cumprir horários e prazos. Às vezes, não é possível cumprir com os prazos estipulados, mas a exceção não pode virar regra. Se por algum motivo o relatório que o seu chefe solicitou não ficará pronto no horário que deveria, no mínimo, você deve informá-lo o motivo do atraso. O mesmo vale para eventuais problemas enfrentados no caminho do trabalho. Se for se atrasar ligue para o seu superior direto dizendo que naquele dia você vai se atrasar. Pode ser que ele nunca esteja na empresa na hora em que você chega, porém o correto é avisar independente da situação.

Trânsito é uma dos principais motivos de atraso nas grande cidades (Foto: DIvulgação)

Para evitar atrasos no horário de entrada no trabalho basta sair de casa mais cedo. Em cidades grandes como São Paulo o trânsito é inimigo dos horários a serem cumpridos. Além disso, acordar alguns minutos mais cedo e sair de casa em um horário que certamente não vai se atrasar para o trabalho te deixará menos estressado, sem a necessidade de correr no trânsito. Sua saúde vai ficar muito melhor se você começar o dia tranquilamente, tomando o seu café da manhã com calma, sem pressa de terminar. Fora que se mais pessoas dirigissem com calma o número de acidentes de trânsito seria menor.

Acorde mais cedo para evitar atrasos (Foto: Divulgação)

Agora, para entregar os trabalhos no prazo é necessário analisar se o fluxo de serviço estabelecido por seu chefe para você é compatível com a sua capacidade de absorção. De nada adianta assumir milhares de funções e não cumprir nenhuma no prazo. Aprenda a delegar e confie no trabalho de seus colegas. Sempre que necessário tenha humildade de pedir ajuda para outras pessoas do departamento e seja honesto com o seu superior, se não der conta do serviço não assuma a responsabilidade. Outro ponto que pode ajudar na pontualidade na entrega dos trabalhos é a organização. Crie um procedimento para cada função a ser desempenhada, que certamente os trabalho será desempenhado mais rapidamente.

Top