Dieta com peixe: receitas e dicas

A dieta com peixe é uma ótima estratégia de emagrecimento e também garante uma série de benefícios à saúde. O cardápio contém vários nutrientes…

A dieta com peixe é uma ótima estratégia de emagrecimento e também garante uma série de benefícios à saúde. O cardápio contém vários nutrientes importantes para o corpo, como é o caso das proteínas, minerais e vitaminas.

O peixe é uma escolha saudável para o cardápio. (Foto Ilustrativa)

O peixe é uma escolha saudável para o cardápio. (Foto Ilustrativa)

Se você está procurando uma fonte de proteína saudável para a sua dieta, então o peixe é a melhor opção. Esse ingrediente é uma carne branca magra, com poucas calorias e capacidade de substituir carne vermelha.

Como funciona a dieta com peixe?

Ao longo da dieta com peixe, é possível variar o cardápio com três opções de carnes: peixe oleoso (salmão, cavalinha, atum, truta e sardinha), peixe branco (merluza, bacalhau e solha) ou moluscos (caranguejo, lagosta, mexilhão e camarão).

Se o objetivo da dieta é emagrecer de maneira saudável, então o mais recomendado é comer peixes com poucas calorias, como é o caso do atum, do robalo, do linguado, do badejo, do bacalhau, do cação, do haddock, sardinha e tilápia. A forma de preparo também tem que ser pensada com muito cuidado para não tornar o prato a base de peixe muito calórico.

Preste atenção na forma de preparo do peixe. (Foto Ilustrativa)

Preste atenção na forma de preparo do peixe. (Foto Ilustrativa)

Dicas e receitas para fazer a dieta com peixe

Veja a seguir algumas dicas para ter sucesso na dieta com peixe:

Faça peixe cozido

O cozimento é, de longe, uma das melhores formas de preparar o peixe. Esse procedimento preserva os nutrientes da carne, como é o caso das vitaminas C e do Complexo B. A água usada para cozinhar o peixe pode ser reaproveitada no preparo de outros pratos, como é o caso do arroz.

Faça peixe grelhado

Se você não tem tempo para deixar o peixe cozinhando, então experimente grelhar a carne. Essa forma de preparação é bem prática e também preserva as propriedades nutricionais. Lembre-se de escolher os peixes firmes para fazer grelhado, como é o caso do salmão.

Peixe grelhado. (Foto Ilustrativa)

Peixe grelhado. (Foto Ilustrativa)

Faça peixe assado

Você pode preparar o peixe assado, mas tome cuidado para não deixá-lo tão ressecado. Antes de colocá-lo no forno, regue com azeite e temperos. Também é interessante envolver a carne no papel manteiga.

Evite fazer peixe frito

A fritura é uma forma de preparo muito gordurosa, portanto, torna o peixe muito mais calórico e também pode prejudicar a saúde.

Molhos para acompanhar o peixe

Na hora de preparar um molho para acompanhar o peixe, evite ingredientes como queijo, creme de leite ou leite de coco, pois eles são muito calóricos. O ideal é apostar numa receita de molho com limão, maracujá, alecrim, limão ou gengibre.

Não se limite aos peixes

A dieta não deve ser restritiva. Além do peixe, também é importante incluir frutas, legumes, verduras e cereais integrais ao prato.

Receitas para dieta do peixe

Salmão com Gengibre

Salmão grelhado

Bacalhau ao forno

Omelete de atum

E aí? Ficou alguma dúvida sobre a dieta com peixe? Deixe um comentário.

 

Top