Os benefícios do consumo de peixe para a saúde

Os peixes são alimentos extremamente nutritivos. Eles devem entrar na nossa dieta, sendo consumidos ao menos duas vezes por semana, intercalando com outros tipos…

Os peixes são alimentos extremamente nutritivos. Eles devem entrar na nossa dieta, sendo consumidos ao menos duas vezes por semana, intercalando com outros tipos de carne como bovina, suína e aves.

Embora sejam muito importantes para a nossa saúde, os brasileiros não costumam consumir com grande frequência a carne de peixe. É importante incentivarmos a ingestão desse alimento, pois são grandes as vantagens em relação aos outros tipos de carne. Eles possuem menor quantidade de gordura, maior de ácidos graxos saturados, além de ômega três, vitaminas e minerais.

Vantagens do consumo de peixes

1. Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade.

2. Ricos em aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

3. Possuem proteínas com valor nutritivo superior ao de carnes vermelhas.

4. Suas proteínas são mais facilmente digeridas do que as das outras carne.

5. Possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas. A quantidade de gordura depende da espécie, sexo, idade, tipo de alimentação e estação do ano, entre outros fatores.

6. Os peixes de carne clara como bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão e tainha.

7. São ótimas fontes de ômega três. Essa substância tem vários benefícios para a saúde. Diminuem a probabilidade de formar trombos nas artérias, diminuindo o risco de infarto e acidente vascular cerebral. Ajuda na diminuição da hipertensão arterial além de ter ação antiinflamatória. Promove a diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol sanguíneos. O ômega três está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão.

Leia Também:  Alimentos que Colaboram na Limpeza dos Dentes

8. A maior parte da gordura presente nos peixes é poliinsaturada, diferentemente da que encontramos nas carnes vermelhas, que é saturada e pode fazer mal ao sistema cardiovascular.

9. São ótimas fontes de vitaminas e minerais. Apresentam vitaminas lipossolúveis como A, E e D. Além disso, são ricos em vitaminas hidrossolúveis, como a niacina e ácido pantotênico (essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras).

10. Os peixes possuem vários minerais importantes como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

Devido a todas essas vantagens que os peixes possuem, devem ser incluídos na dieta para obter benefícios que os seus nutrientes essenciais fornecem. Experimente, troque um pouco a carne vermelha pelo peixe e sinta a diferença.

Top