Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes

Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes. Isso mesmo! Uma pesquisa recente comprovou que essa ordem na hora de fazer…

Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes. Isso mesmo! Uma pesquisa recente comprovou que essa ordem na hora de fazer a refeição reduz os níveis de glicose na corrente sanguínea. Leia a matérias para conferir mais informações sobre esse estudo.

Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes. (Foto Ilustrativa)

Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes. (Foto Ilustrativa)

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que reduz a glicemia no sangue, facilitando a penetração do açúcar na célula, que, por sua vez, é utilizado como principal fonte de energia. O diabetes se desenvolve quando a insulina se ausenta do organismo (tipo 1) ou quando o corpo desenvolve uma espécie de resistência à substância (tipo 2). A boa notícia para quem tem tendência a desenvolver a doença crônica é que os hábitos alimentares contribuem com a prevenção e o controle.

Leia mais: Tipos de Diabetes: sintomas, diferenças

Peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes

De acordo com um estudo realizado no Japão, o consumo de peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes. Essa sequência estratégica para a ingestão de alimentos ajuda a prevenir os picos de açúcar no organismo.

Para desenvolver essa terapia dietética, os pesquisadores japoneses conduziram um experimento com 10 pessoas saudáveis e 12 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2. Foram monitoradas as mudanças nos níveis de glicose em duas situações: comendo arroz primeiro e por último.

Saiba mais: Mitos e verdades sobre diabetes

Ingerir peixe ou carne antes do arroz reduz os níveis de açúcar no sangue. (Foto Ilustrativa)

Ingerir peixe ou carne antes do arroz reduz os níveis de açúcar no sangue. (Foto Ilustrativa)

Depois de monitorar o açúcar no sangue dos participantes da pesquisa, os estudiosos descobriram que o consumo de uma carne grelhada antes do arroz reduz os níveis de açúcar no sangue em até 40%. O consumo de peixe nessa mesma sequência também oferece benefícios, com uma taxa de glicose 30% mais baixa. Os japoneses chegaram a esses números fazendo a comparação com a ingestão de arroz antes da carne.

Consumir carne antes do arroz no almoço ou no jantar estimula a produção de um hormônio gastrointestinal. Com isso, a motilidade do estômago atrasa, bem como o aumento na taxa de açúcar no sangue.

Consumir a proteína e os vegetais antes do arroz é ainda melhor, segundo o estudo. (Foto Ilustrativa)

Consumir a proteína e os vegetais antes do arroz é ainda melhor, segundo o estudo. (Foto Ilustrativa)

A descoberta feita pela pesquisa japonesa deu origem a uma terapia dietética que pode ajudar as pessoas que já sofrem com diabetes ou desejam se proteger da doença. Os resultados podem se tornar ainda mais eficazes com o consumo de vegetais antes das carnes. Portanto, a ordem mais saudável para a refeição é: salada, carne e arroz.

Veja também: Dicas de Dietas para Diabéticos

Mais dicas para controlar e prevenir diabetes

Comer peixe ou carne antes do arroz pode controlar e prevenir diabetes, mas essa não é a única medida capaz de baixar os níveis de açúcar no sangue. Também é fundamental praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, controlar o peso, fazer exames regulares e reduzir a ingestão de doces. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.






Top