Bacalhau ao forno: passo a passo

Veja como fazer bacalhau ao forno: passo a passo. O peixe salgado, seco e de sabor intenso chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses…

Veja como fazer bacalhau ao forno: passo a passo. O peixe salgado, seco e de sabor intenso chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses e logo se transformou em uma iguaria perfeita para saborear em datas comemorativas. Leia a matéria e veja como preparar a receita.

Bacalhau ao forno: passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Bacalhau ao forno: passo a passo. (Foto Ilustrativa)

A páscoa está chegando e muitas pessoas já começaram a pensar no que fazer para servir no almoço de domingo. Entre os pratos mais tradicionais dessa data, vale destacar o bacalhau de forno.  Esse peixe é muito saboroso e combina com outros pratos, como arroz branco e salada verde.

Leia mais: Bacalhau: dicas para escolher

O hábito de comer bacalhau na semana santa e na páscoa tem origem religiosa. Os portugueses católicos foram os grandes responsáveis por disciplinar essa tradição entre os brasileiros. De acordo com o catolicismo, substituir a carne vermelha por peixe na quaresma é uma forma de respeitar o sacrifício de Jesus Cristo. Nem todo mundo faz um cardápio restritivo, mas o fato é que o bacalhau se transformou em um ingrediente perfeito para as comemorações.

Se sobrar bacalhau do almoço de páscoa, dá para usá-lo na preparação de outros pratos saborosos, como bolinho, empada, pastel e quiche.

Bacalhau ao forno: passo a passo

Confira a seguir uma deliciosa receita de bacalhau ao forno: passo a passo:

Ingredientes

500 g de bacalhau
6 batatas médias
1 pimentão vermelho
3 tomates
3 cebolas em fatias
Salsinha picada
Azeitonas verdes
2 ovos cozidos
½ xícara (chá) de azeite de oliva

Saiba mais: Receita de bolinho de bacalhau

Modo de preparo

Inicie a receita dessalgando o bacalhau. (Foto Ilustrativa)

Inicie a receita dessalgando o bacalhau. (Foto Ilustrativa)

1. Inicie a receita dessalgando o bacalhau. Deixe o peixe repousando em um recipiente com água por 24 horas, dentro da geladeira. Não se esqueça de trocar a água algumas vezes para eliminar o sal.

Continuar Lendo  Como lidar com uma pessoa acomodada

2. Enxague o bacalhau no dia seguinte. Na sequência, coloque-o em uma panela com bastante água e leve ao fogo. Deixe ferver. Quando o peixe estiver molinho, desligue o fogo e separe os nacos.

3. Corte as batatas em rodelas e cozinhe na mesma água do bacalhau. Reserve.

4. Coloque o bacalhau em um refratário de vidro. Em seguida, adicione a salsinha, o pimentão picado, os tomates (também picados e sem casca), as azeitonas e o azeite. Acrescente também as batatas. Leve ao forno para assar por meia hora.

Um delicioso bacalhau assado, pronto para servir. (Foto Ilustrativa)

Um delicioso bacalhau assado, pronto para servir. (Foto Ilustrativa)

5. Pronto! Agora é só decorar o bacalhau com ovos cozidos e servir com as batatas.

Veja também: Receita fácil de bacalhau gratinado

Agora você já sabe como fazer bacalhau ao forno: passo a passo? Coloque as dicas em prática e prepare esse delicioso prato em casa. O rendimento é de seis porções e o tempo de preparo é de 60 minutos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top