13 dúvidas comuns para quem está de dieta

13 dúvidas comuns para quem está de dieta

Esclareça 13 dúvidas comuns para quem está de dieta e aumente as chances de sucesso do seu emagrecimento. Perder peso nem sempre é uma…

Por Isabella Moretti em 10/08/2015

Esclareça 13 dúvidas comuns para quem está de dieta e aumente as chances de sucesso do seu emagrecimento. Perder peso nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando alguns exageros são cometidos na alimentação. Leia a matéria e encontre respostas sobre as principais perguntas relacionadas à dieta.

13 dúvidas comuns para quem está de dieta. (Foto Ilustrativa)

13 dúvidas comuns para quem está de dieta

Confira 13 dúvidas comuns para quem está de dieta e suas respectivas respostas:

1. Dieta radical funciona?

Não. Apostar em uma dieta radical e extremamente restritiva nem sempre é o melhor caminho para quem busca resultados duradouros. Um cardápio pobre em nutrientes pode, inclusive, comprometer a saúde.

Leia mais: 5 dietas que emagrecem em 2015

2. Posso emagrecer e não engordar de novo?

Sim. O emagrecimento, quando acontece a partir de uma reeducação alimentar saudável, tem maiores chances de resultados efetivos. Portanto, quem aprende a comer direito não sofre com efeito sanfona.

3. Dieta é tudo o que eu preciso para emagrecer?

Não. Para conseguir realmente eliminar os quilinhos indesejados, é muito importante combinar um cardápio balanceado com a prática de atividades físicas e o equilíbrio emocional.

A reeducação alimentar é importante, mas não é tudo. (Foto Ilustrativa)

4. Reduzir o número de refeições emagrece?

Não. Na medida em que uma pessoa reduz o número de vezes em que se alimenta, ela também contribui com a redução da atividade do seu metabolismo. O ideal é fazer 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e reduzir as porções alimentares.

5. Como não exagerar nas refeições?

Procure administrar a quantidade de calorias na hora de montar uma refeição e diversifique os nutrientes, pois assim você fornece as propriedades que o corpo precisa sem exageros. Estabelecer horários para se alimentar também é uma boa estratégia.

6. Qual a melhor hora de comer a salada?

A salada vem antes do prato principal. (Foto Ilustrativa)

A salada é uma grande aliada do emagrecimento, afinal, ela possui poucas calorias e muitos nutrientes. O melhor momento de consumi-la é antes do almoço ou do jantar, pois assim a pessoa sente saciedade e não exagera nos carboidratos.

Veja também: Dieta do Carboidrato: Alimentos Permitidos e Proibidos

7. Posso comer frutas à vontade na dieta?

Não. Existem frutas que são altamente calóricas e por isso podem comprometer os resultados da dieta. Algumas substituições também não são recomendadas, como substituir a água por um copo de suco. Para quem não sabe, um copo de suco de laranja tem a mesma quantidade de calorias de um bombom Sonho de Valsa, então cuidado.

8. Proteína emagrece mesmo?

A dieta das proteínas tem ganhado fama por garantir um emagrecimento rápido e simples. Os alimentos proteicos emagrecem porque demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos pelo corpo, além do que facilitam a queima de calorias.

Comer proteína ajuda a emagrecer. (Foto Ilustrativa)

9. Suco verde emagrece?

Sim! No entanto, é preciso combinar essa bebida à uma dieta balanceada e menos calórica. O suco verde tem ação desintoxicante no organismo, graças à combinação de frutas, folhas verde-escura e especiarias. Ele emagrece porque faz o metabolismo funcionar melhor.

10. Beber água ajuda a emagrecer?

A água facilita o processo de digestão porque ajuda a umedecer os alimentos, portanto, dá uma pequena ajudinha no processo de emagrecimento.

11. Como acabar com a vontade de comer doce?

Quem está fazendo dieta sabe que um dos maiores desafios é superar a vontade de comer doce. Existem algumas substâncias naturais que ajudam a controlar esse desejo, como é o caso da gymnema, uma planta indiana que acaba com qualquer ansiedade por açúcar.

12. Comer a noite engorda?

Não. Se a refeição for balanceada e sem exageros, ela não será um motivo para o ganho de peso.

13. Cortar carboidratos emagrece?

Não. Quem resolve simplesmente cortar os carboidratos do cardápio está correndo sérios riscos, afinal, o corpo fica sem energia para desempenhar as suas atividades de forma saudável.

Saiba mais: Como fazer uma dieta corretamente

Agora que você já esclareceu as 13 dúvidas comuns para quem está de dieta, o processo de emagrecimento tem tudo para se tornar mais fácil. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas dicas para perder peso.

 

Top