Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é um prato super light, rápido e bem simples de preparar. Nessa matéria, vamos conferir uma lista de ingredientes e o passo-a-passo…

A lasanha de berinjela é um prato super light, rápido e bem simples de preparar. Nessa matéria, vamos conferir uma lista de ingredientes e o passo-a-passo para fazer uma iguaria cheia de sabor, que foge da tradicional massa e recorre à preparação mais saudável.

Lasanha-de-berinjela (imagem ilustrativa)

Lasanha-de-berinjela (imagem ilustrativa)

Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é uma variação da tradicional lasanha italiana, que faz muito sucesso entre os brasileiros. Preparada com molho à bolonhesa ou molho branco, ela tem um sabor muito gostoso, marcante e suculento.

Além de ser extremamente saborosa, a lasanha de berinjela tem a vantagem de ser light, ou seja, com pouco calórico. A massa, usada para preparar a versão tradicional, é substituída por fatias bem fininhas do legume. Esse prato leva, ainda, uma quantidade generosa de queijo muçarela para despertar encantamento a cada mordida.

Sem contar que a berinjela tem diversos benefícios para nossa saúde e claro o sabor é delicioso e pode ser acompanhado com um bom vinho, suco natural ou ainda algum refrigerante do seu gosto.

Receita de lasanha de berinjela

Esse prato é gostoso e tem poucas calorias. (Foto Ilustrativa)

Fazer uma receita de lasanha de berinjela light e saborosa é mais fácil do que você imagina. Confira a lista de ingredientes e o passo-a-passo:

Ingredientes da lasanha de berinjela

4 berinjelas médias
200 gramas de carne moída
200 gramas de muçarela ralada
1 caixinha de molho de tomate pronto
Cheiro verde
1 cebola pequena picada
4 colheres (sopa) de azeite
2 bolas médias de muçarela de búfala
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer a lasanha de berinjela?

O recheio leva molho vermelho e queijo. (Foto Ilustrativa)

1. Comece a receita cortando as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento. Cozinhe com água e sal por três minutos. Reserve.

2. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Em seguida, acrescente o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro verde. Deixe cozinhar bem por alguns minutos.

3. Adicione o molho de tomate à panela com carne refogada, juntamente com meia xícara de água. Deixe a mistura apurar por 30 minutos, em fogo baixo.

Continuar Lendo  Penteados para madrinhas: cabelos curtos

4. Chegou a hora de montar a lasanha. Para isso, providencie um refratário e espalhe as primeiras fatias de berinjela, cobrindo bem o fundo. Pincele um pouco de azeite e leve ao forno por 15 minutos, para dourar.

Na hora de montar a lasanha, alterne as camadas. (Foto Ilustrativa)

5. Ao retirar o refratário do forno, monte a primeira camada de recheio, adicionando o molho à bolonhesa e a muçarela ralada. Faça mais uma camada com fatias de berinjela e finalize com pedaços de muçarela de búfala.

6. Leve a lasanha de berinjela para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos, tempo suficiente para a superfície dourar e o queijo derreter. Retire do forno e sirva quente.

Melhores receitas de lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela com carne moída não é a única opção para se preparar em casa. Você pode apostar na combinação de outros ingredientes para preparar o recheio e tornar o prato ainda mais apetitoso. Veja algumas sugestões:

Lasanha de berinjela frita

Essa receita não é tão fitness, mas pode tornar a refeição muito mais gostosa. O segredo do preparo está em cortar a berinjela em fatias (no sentido do comprimento) e empanar, usando ovos e farinha de rosca. Depois, frite em óleo bem quente e seque no papel toalha.

A lasanha de berinjela frita é uma escolha saborosa para o seu almoço. (Foto: Divulgação)

A lasanha de berinjela frita é uma escolha saborosa para o seu almoço. (Foto Ilustrativa)

Após a etapa de fritura, você só precisa preparar um molho à bolonhesa e montar a sua lasanha de berinjela à milanesa.

Lasanha de berinjela ao molho branco

O molho vermelho, preparado com extrato de tomate, não é a única opção para fazer a lasanha de berinjela. Também vale a pena preparar um molho branco para incrementar a receita.

Ingredientes

2 unidades de berinjela
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
Sal, orégano e pimenta do reino
150g de muçarela

Modo de preparo

Deixe a lasanha de berinjela mais saborosa com molho branco. (Foto: Reprodução/Recipeshubs)

Deixe a lasanha de berinjela mais saborosa com molho branco. (Foto: Reprodução/Recipeshubs)

Para fazer o molho branco da lasanha não tem segredo. Coloque 3 colheres de margarina na panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte 3 colheres de farinha de trigo e 1 litro de leite. Mexa bem todos os ingredientes para não empelotar.

Assim que o molho engrossar, tempere com sal, orégano e pimenta-do-reino. Monte a lasanha intercalando fatias de berinjela, muçarela e molho branco. Leve ao forno para assar por 40 minutos.

Lasanha de berinjela e abobrinha

Use abobrinha para rechear a sua lasanha. (Foto Ilustrativa)

Use abobrinha para rechear a sua lasanha. (Foto Ilustrativa)

Essa receita é perfeita para quem busca uma lasanha de berinjela light. Não há muito segredo na preparação do prato, basta prestar atenção no momento da montagem.

Continuar Lendo  Unhas postiças causa amputação de dedo de jovem de 17 anos de idade

Faça camadas numa travessa, respeitando a seguinte ordem: massa de lasanha, berinjela, abobrinha e molho branco. Repita a sequência até chegar ao topo do recipiente. Leve ao forno médio para assar por 25 minutos.

Lasanha de berinjela com ricota

Que tal rechear a lasanha com ricota? (Foto: Reprodução/Greenschocolates)

Que tal rechear a lasanha com ricota? (Foto: Reprodução/Greenschocolates)

Ingredientes

2 unidades de berinjela
200g de ricota
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
Cheiro verde a gosto
1/2 lata de molho de tomate
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Corte duas berinjelas em fatias compridas e, depois, cozinhe no vapor. Prepare o recheio amassando a ricota e refogando-a, com azeite, cebola, cheiro verde e pimenta do reino.

A montagem não tem segredo: pincele molho de tomate no refratário, faça uma camada de berinjela, cubra com ricota temperada e adicione mais molho de tomate. Repita essa ordem até chegar ao topo do recipiente. Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por 15 minutos.

A lasanha de berinjela também pode levar massa e molho branco. Fique à vontade para incrementar a receita. (Foto Ilustrativa)

A lasanha de berinjela também pode levar massa e molho branco. Fique à vontade para incrementar a receita. (Foto Ilustrativa)

Receita de lasanha de berinjela fit

Você está fazendo dieta e busca receitas com berinjela? Então aposte no preparo de uma lasanha de berinjela fit. Veja a receita:

Ingredientes

10 fatias de muçarela
10 fatias de peito de peru
2 berinjelas grandes
300g de carne moída magra
300g de molho de tomate zero
2 dentes de alho
1 cebola picada
sal
cheiro verde e pimenta síria

Modo de preparo

Refogue a carne moída na panela, junto com um pouco de azeite, cebola e alho. Depois, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar por alguns minutos. Tempere com sal, pimenta síria e cebolinha.

Lave bem as berinjelas e corte-as em fatias verticais. Na sequência, grelhe as fatias de ambos os lados numa frigideira antiaderente.

Para realizar a montagem, forre o refratário com uma camada de carne moída, outra camada de berinjela, uma de queijo e outra de peito de peru. Repita a ordem até chegar ao topo do recipiente. Leve ao forno médio por 35 minutos.

Lasanha de Berinjela Light com milho e ervilha

Quem está querendo perder peso também tem à disposição a receita de lasanha light de berinjela com milho e ervilha, que permite aproveitar todos os benefícios da berinjela, ao mesmo tempo em que saboreia um prato delicioso. Vamos a ela.

Continuar Lendo  Começa campanha de vacinação nacional contra a gripe

Ingredientes:

  • 1 berinjela (com casca e fatiada)
  • 3 colheres (sopa) de milho
  • 3 colheres (sopa) de ervilha
  • 1 pimentão pequeno
  • 1 tomate (cortado e sem pele)
  • 1 cebola média
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • Manjericão a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de fazer

Comece fritando as fatias de berinjela, no azeite, até dourar. À parte, faça um molho, misturando cebola, tomate, pimentão, molho de tomate, ervilha e milho. Em seguida, unte um refratário com o óleo de coco e monte uma camada de berinjela, sobrepondo-a com o molho preparado.

Intercale as camadas e leve ao forno para assar, deixando até que as berinjelas fiquem bem douradas.

Aproveite os benefícios da berinjela para emagrecer saboreando essas deliciosas lasanhas (Foto Ilustrativa)

Aproveite os benefícios da berinjela para emagrecer saboreando essas deliciosas lasanhas (Foto Ilustrativa)

Lasanha de Berinjela com Atum

Há ainda outra interessante opção de lasanha para quem está de dieta, feita à base de berinjela. Estamos falando da receita de lasanha de berinjela com atum, ótima pedida para o almoço ou o jantar, para as pessoas que estão na luta contra a balança.

Anote os ingredientes para preparar essa lasanha diet:

  • 2 berinjelas (500g) cortadas em fatias
  • 1 lata de atum ralado natural light (em água)
  • 2 dentes de alho socados
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola picada
  • ½ quilo de tomate (sem sementes e sem pele)
  • ½ xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 e ½ xícara (chá) de queijo minas light ralado

Como fazer

Para preparar a lasanha com atum e berinjela, inicie grelhando as fatias de berinjela e reserve. Agora, prepare o molho, refogando a cebola, o alho e o azeite, e assim que estiverem dourados, adicione o atum, o tomate e a azeitona. Cozinhe o molho por seca de 10 minutos.

Em uma assadeira, intercale as camadas de berinjelas grelhadas com sobreposições do molho de atum e queijo minas ralado. Quando preencher toda a assadeira, leve-a ao forno por pelo menos 20 minutos, ou até que o queijo derreta.

Receita de lasanha de berinjela fácil

Você ainda tem dúvidas sobre como preparar uma lasanha de berinjela em casa? Então assista ao vídeo abaixo e veja o passo a passo de uma receita super fácil:

Dicas para fazer uma lasanha de berinjela

#1 – Seja criativo no recheio

Há muitas opções de recheio para lasanha de berinjela. Entre as combinações mais saborosas, estão: frango com queijo, queijo cottage, milho e ervilha, bacalhau e molho vermelho. Até mesmo a lasanha de berinjela com atum é uma ótima pedida para o cardápio. Experimente os ingredientes e use a criatividade para rechear o prato.

#2 – Empane as fatias de berinjela

Para deixar o prato ainda mais saboroso, corte as fatias de berinjela no sentido do comprimento e empane à milanesa, utilizando farinha de rosca e ovo. Antes de iniciar a montagem da lasanha, frite as fatias de berinjela.

Quanto mais molho, mais suculenta a lasanha de berinjela fica. (Foto: Reprodução/Food.com)

Quanto mais molho, mais suculenta a lasanha de berinjela fica. (Foto: Reprodução/Food.com)

#3 – Abuse do molho

Para deixar a lasanha bem saborosa e suculenta, capriche na quantidade de molho vermelho ou branco.

#4 – Cuidado na hora de assar

Após terminar a montagem, cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno. Essa cobertura impede que a lasanha fique ressecada. Lembre-se de que o prato não pode assar mais do que 40 minutos em forno médio.

E aí? Ficou com água na boca só de ler a receita de lasanha de berinjela? Então prepare esse prato na sua casa e deixe um comentário aqui no site, contanto o que achou. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

Top