Como fazer molho branco sem creme de leite

Aprenda como fazer molho branco sem creme de leite. Com poucos ingredientes e muita técnica, você pode preparar um delicioso bechamel, que acompanha perfeitamente…

Por Isabella Moretti em 25/04/2016

Aprenda como fazer molho branco sem creme de leite. Com poucos ingredientes e muita técnica, você pode preparar um delicioso bechamel, que acompanha perfeitamente pratos como macarrão, suflê, rondelli, lasanha, entre tantos outros.

Na hora de prepara molho branco, as pessoas costumam recorrer ao creme de leite para deixar a mistura com uma textura mais cremosa e sabor leve. No entanto, se estiver faltando esse ingrediente na dispensa, saiba que é possível preparar a receita clássica do bechamel.

O molho branco deixa qualquer prato muito mais saboroso. (Foto Ilustrativa)

O molho branco deixa qualquer prato muito mais saboroso. (Foto Ilustrativa)

O bechamel nada mais é do que o molho branco tradicional. Ele é muito preparado na culinária francesa, servindo de base para sopas, cremes, recheios e tantas outras delícias. A base da receita leva apenas três ingredientes: farinha de trigo, leite e margarina (nada de creme de leite). No entanto, para deixar o molho mais saboroso, vale a pena incrementar com temperos.

☰ CONTEÚDO

Como fazer molho branco sem creme de leite

Todo cozinheiro de primeira viagem, que deseja desenvolver os dotes culinários, deve aprender a preparar o molho branco. Esse item deixa o prato com um sabor especial, além do que confere uma cremosidade única, que combina com diferentes tipos de alimentos. Na hora de se arriscar na cozinha, no entanto, é preciso acertar na quantidade dos ingredientes e prestar atenção no ponto do molho.

Veja a seguir como fazer molho branco sem creme de leite:

Ingredientes

100g de farinha de trigo
100g de manteiga ou margarina
1 litro de leite
1 cebola picada
2 folhas de louro
Noz moscada
4 unidades de cravo
Pimenta-do-reino e sal

O molho branco combina com massas. (Foto Ilustrativa)

O molho branco combina com massas. (Foto Ilustrativa)

Modo de preparo

1. Inicie a receita de molho branco cortando a cebola em quatro partes. Em cada pedaço, espete um cravo com uma folha de louro. Reserve.

2. Coloque a margarina ou manteiga na panela e leve ao fogo baixo. Em seguida, adicione a farinha de trigo e vá mexendo.

Não parede de mexer o molho. (Foto Ilustrativa)

Não parede de mexer o molho. (Foto Ilustrativa)

3. Acrescente os pedaços de cebola e o leite. Continue mexendo o molho, até ele levantar fervura.

4. Logo que começar a ferver, tenha o cuidado de reduzir a intensidade do fogo, mas sem parar de mexer. Cozinhe por mais 10 minutos, até a mistura engrossar e formar o molho branco.

5. Finalize a receita temperando com sal, pimenta e noz moscada.

6. Pronto! Agora é só servir esse molho branco aveludado e cremoso como acompanhamento.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como fazer molho branco sem creme de leite? Quer também uma deliciosa receita de lasanha de Berinjela? Deixe um comentário. Essa receita com certeza vai incrementar os pratos que você já sabe preparar, incluindo massas, peixes, frangos e panquecas. Bom apetite!

 

 

Top