Fígado gorduroso: o que é, como tratar

Saiba mais sobre fígado gorduroso: o que é, como tratar. Nessa matéria, você conhecerá tudo sobre a doença, que afeta milhares de pessoas e…

Saiba mais sobre fígado gorduroso: o que é, como tratar. Nessa matéria, você conhecerá tudo sobre a doença, que afeta milhares de pessoas e requer tratamento específico para não colocar a saúde em risco.

Fígado gorduroso: o que é, como tratar. (Foto Ilustrativa)

Fígado gorduroso: o que é, como tratar. (Foto Ilustrativa)

Se você tem o costume de exagerar no consumo de bebidas alcóolicas ou na ingestão de alimentos gordurosos, tome cuidado. Esses hábitos não são saudáveis e podem sobrecarregar o fígado. A situação se torna ainda pior quando existe uma associação com obesidade, hipertensão ou diabetes.

Leia mais: Como se livrar da gordura no fígado

Fígado gorduroso: o que e como tratar

Confira nos tópicos a seguir tudo a respeito de fígado gorduroso: o que é, como tratar.

O que é?

O fígado gorduroso, também conhecido como esteatose hepática, é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. Essa condição faz com que o órgão fique bastante inchado e, nos casos mais graves, faz com que o indivíduo desenvolva cirrose ou hepatite.

A esteatose hepática afeta 20% da população em geral e aproximadamente 60% das pessoas com obesidade. A doença é mais frequente em mulheres, devido à ação do hormônio estrogênio.

A gordura no fígado não tem sintomas característicos, muito embora alguns pacientes reclamem de desconforto na barriga, sensação de peso após as refeições e fadiga. Na verdade, as pessoas costumam descobrir que sofrem desse problema após fazer uma ultrassonografia de rotina no abdômen.

A gordura no fígado causa sensação de peso. (Foto Ilustrativa)

A gordura no fígado causa sensação de peso. (Foto Ilustrativa)

O fígado gorduroso é uma condição perigosa e silenciosa. Os casos mais avançados não costumam apresentar sintomas.

Saiba mais: Alimentos que ajudam a proteger o fígado

Como tratar?

Não existe um tratamento específico para gordura no fígado. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para impedir a evolução do quadro. Veja:

Leia Também:  Maquiagem romântica para formatura

Melhore a dieta: a pessoa que sofre de esteatose hepática deve realizar algumas mudanças no seu cardápio. Alimentos como carnes gordurosas, frituras, leite e queijos amarelos devem ficar fora da dieta. A alimentação deve contar com fontes de proteínas (frango, peixe) e fibras (aveia, frutas e granola).

Pratique exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Pratique exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Pratique exercícios físicos: a obesidade tem uma estreita relação com o fígado gorduroso, por isso ela deve ser combatida. Para perder peso, pratique atividade física regularmente (no mínimo uma caminha da de 30 minutos por dia).

Viva de forma mais saudável: não exagere no álcool e não fume.

Veja também: Tratamentos para fígado

Agora você já sabe um pouco mais sobre fígado gorduroso: o que é, como tratar. Adote os devidos cuidados para preservar a saúde hepática e siga à risca as recomendações do médico. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top