Alergia ocular: sintomas, como tratar

As pessoas costumar ter alergia, rinite, sinusite, bronquite e também coceiras nos olhos provocadas por reações alérgicas. Outras pessoas, porém, apresentam alergia somente nos…

As pessoas costumar ter alergia, rinite, sinusite, bronquite e também coceiras nos olhos provocadas por reações alérgicas. Outras pessoas, porém, apresentam alergia somente nos olhos e não em outras partes do corpo. Saiba mais sobre o assunto e veja os sintomas e tratamento para alergia ocular.

A alergia causa muito incômodo. (Foto: divulgação)

Alergia ocular

A alergia nos olhos pode ser causada por vários fatores. Dentre eles podemos citar a presença de microrganismos causadores de conjuntivite, o vento, a maquiagem com prazo de validade vencido e ainda o uso de cremes para o rosto. Normalmente a alergia é transitória e tende a curar-se quando o agente desencadeador deixa de entrar em contato com a mucosa dos olhos.

Todas essas causas não provocam danos irreversíveis e podem ser resolvidas com a limpeza simples dos olhos com água, colírios, anti-alérgicos ou soro fisiológico. Em casos de conjuntivite alérgica, é necessário ter uma abordagem como forma de tratamento. Em alguns casos, é necessário tomar ou passar medicamentos à base de corticoides para a completa remissão da doença, com orientação médica.

Sintomas da alergia ocular

A alergia ocular pode ser acompanhada de sintomas como:

  • Coceira nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Queimação;
  • Lacrimejamento;
  • Sensação de arranhado;
  • Visão borrada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Sensação de corpo estranho no olho;
  • Inchaço ou vermelhidão na parte interna das pálpebras.

    A alergia ocular pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Como tratar a alergia ocular

O tratamento para alergia ocular consiste em evitar o contato com o causador da alergia. O uso de compressas frias, feitas com gaze limpa molhada e com água gelada, também é uma das formas de evitar a sensação de ardor nos olhos, sendo eficaz para os casos de alergia leve e moderada.

Leia Também:  Dettol Brasil Sabonete, Produtos para Higiene

Pingar colírios de 1 a 4 vezes ao dia pode ajudar a trazer um alívio importante e esse é um procedimento seguro para todas as idades. Se as tentativas não forem suficientes, pode-se optar pelo uso de anti-histamínicos e descongestionantes tópicos para reduzir a ardência. Porém, todo medicamento deve conter indicação médica. A automedicação pode ser prejudicial para à saúde e pode piorar ainda mais os sintomas.

Os colírios devem ser usados com orientação médica. (Foto: divulgação)

A alergia nos olhos é um problema que causa muitos incômodos. O problema pode ser provocado por vários fatores, sendo necessário saber como evitar as crises de alergia. O ideal é evitar o contato com o agente causador ou consultar o médico para acabar com o problema.

Top