Importância das cores dos alimentos: saiba mais

A cor dos alimentos mostra parte de sua composição e pode ser uma ótima referencia para criar refeições balanceadas. A regra vale principalmente para…

A cor dos alimentos mostra parte de sua composição e pode ser uma ótima referencia para criar refeições balanceadas. A regra vale principalmente para frutas, verduras, legumes e grãos. Saiba mais sobre a importância das cores dos alimentos.

A cor dos alimentos é muito importante para nossa saúde. (Foto: divulgação)

Cores dos alimentos

Existem cinco grupos separados pela cor semelhante dos alimentos. Dentre eles estão os vermelhos, roxo, marrom, amarelo e

verde. Existe também o grupo dos alimentos brancos, porém ainda há controvérsias sobre o mesmo.

O leite e seus derivados são os principais destaques nesses alimentos, por isso o cálcio ganha destaque. Esse nutriente é essencial para o bom funcionamento da musculatura, principalmente os involuntários, como o coração. O cálcio também é essencial para os ossos.

Nem todos os alimentos contém cálcio. Alguns possuem somente fósforo e vitamina B-6 como o nabo. O grupo dos alimentos brancos é citado por muitos livros de nutrição e nele se encontra a couve-flor, batata, arroz, banana, maçã, palmito, rabanete e feijão branco. Além disso, muito tem se falado sobre a beleza nas cores dos alimentos.

O ideal é adotar uma dieta balanceada em cores. (Foto: divulgação)

Importância das cores dos alimentos

1. Vermelho: a cor vermelha é a mais chamativa de todas as cores. Esses alimentos são rico em licopeno, nutriente conhecido por seu alto poder antioxidante. Ele atua no combate dos radicais livres que favorecem para o envelhecimento. Dentre os alimentos de cor vermelha está a melancia, caqui, framboesa, cereja, goiaba vermelha e outros.  O licopeno ainda possui função protetora do coração e contra alguns tipos de câncer, como de próstata.

2. Amarelo: ricos em betacaroteno, a cor amarela dos alimentos estão relacionados aos tecidos e a visão noturna. Ele favorece para o metabolismo de gorduras e se torna uma opção de sobremesa muito saudável. Os alimentos amarelos apresentam também vitamina C e B3, substâncias que protegem o sistema imunológico. Aposte no consumo de cenoura, mamão, laranja, pêssego, manga, damasco e outros.

Leia Também:  Roupas que ajudam a disfarçar idade

3. Verde: esses alimentos são ricos em clorofila, substância que atua como ótimo antioxidante. Eles apresentam ainda cálcio nas folhas verdes. Aposte na salsa, agrião, vagem, couve, brócolis, ervilha, espinafre, limão e outros.

4. Marrom: esse grupo é das castanhas, nozes e cereais integrais. Eles são ótimas fontes de fibras e selênio, que favorece na disposição mental. Os mesmos ainda possuem ômega 3 e 6, que são ácidos graxos.

5. Roxo:são ricos em vitamina B1, importante para o metabolismo de glicose. Esse grupo alimentar contém ácido elágico, ótimo antioxidante. Aposte no consumo de uva, ameixa, figo, beterraba, repolho roxo e outros.

Aposte no consumo de frutas, verduras e legumes de todas as cores. (Foto: divulgação)

As cores da alimentação influenciam no bom funcionamento do nosso organismo, devido a presença de nutrientes muito importantes. Através da escolha das cores é possível montar uma dieta balanceada. Para saber mais informações sobre o assunto, consulte uma nutricionista para orientar sobre o caso.

Top