Como se livrar da gordura no fígado

Como se livrar da gordura no fígado? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas diagnosticadas com Esteatose Hepática. A doença não apresenta…

Como se livrar da gordura no fígado? – Esta é uma pergunta comum entre as pessoas diagnosticadas com Esteatose Hepática. A doença não apresenta tantos sintomas característicos e a sua descoberta acontece normalmente através de exames de rotina.

Como se livrar da gordura no fígado. (Foto: Divulgação)

Entenda a gordura no fígado

A gordura no fígado, também conhecida como Esteatose Hepática, é uma forma de acúmulo de gordura nas células do fígado. A doença pode ter diferentes causas, como obesidade, diabetes, hepatites virais, abuso de álcool e excesso de determinados medicamentos, como os corticoides.

A Esteatose Hepática pode se desenvolver em três níveis diferentes. O primeiro é considerado mais leve e fácil de tratar, pois há apenas 10% de gordura acumulada no fígado. O segundo é um estágio intermediário da doença, com mais de 10% de células gordurosas. O terceiro e último nível é o mais preocupante, pois a grande quantidade de gordura compromete o funcionamento do órgão.

A doença do fígado gorduroso não apresenta sintomas característicos e exclusivos, mas o paciente pode sofrer com diarreia, enjoos, vômitos, dores abdominais, cansaço excessivo e pele com cor amarelada. Se não for tratada adequadamente, a gordura no fígado pode evoluir para um quadro de cirrose.

Veja também: Como tratar a Gordura no Fígado

Como se livrar da gordura no fígado?

Exclua a batata frita do seu cardápio. (Foto: Divulgação)

O tratamento de gordura no fígado consiste, basicamente, na mudança de hábitos. O paciente diagnosticado com o problema precisa controlar o peso, praticar exercícios físicos e montar um cardápio alimentar balanceado. Quem tem diabetes também precisa controlar os níveis de açúcar no sangue.

Confira a seguir dicas de como se livrar da gordura no fígado:

Leia Também:  Alimentos que prejudicam o fígado

Reduza o consumo de carboidratos

Uma forma de combater gordura no fígado é maneirando no consumo de alimentos ricos em carboidratos. O excesso de pães, massas e doces pode agravar o problema.

Alimentos gordurosos devem ser evitados

Uma dica de como tratar gordura no fígado é evitar o consumo de alimentos gordurosos, como é o caso da manteiga, das frituras, da carne vermelha e dos biscoitos industrializados. Eles são ricos em gordura saturada e trans, que prejudicam ainda mais o fígado e engordam.

Saiba mais: Alimentos que prejudicam o fígado

As frutas são ricas em fibras. (Foto: Divulgação)

Consuma mais fibras

Além de reduzir o consumo de gordura, o paciente com esteatose hepática deve investir na ingestão de fibras. Este nutriente está presente na aveia, nas frutas, verduras e massas integrais.

Evite bebidas alcóolicas

As bebidas alcóolicas intensificam os problemas hepáticos, por isso elas devem ser evitadas. Contudo, existe uma tolerância: o paciente pode tomar até uma taça de vinho tinto por dia.

Agora que você já sabe como se livrar da gordura no fígado, procure adotar um estilo de vida mais saudável.

Top