Tratamentos para o fígado

O fígado é um órgão extremamente importante para a nossa saúde. Atuando como uma glândula, ele ajuda a separar os nutrientes e o que…

Por Redacao em 02/07/2011

O fígado é um órgão extremamente importante para a nossa saúde. Atuando como uma glândula, ele ajuda a separar os nutrientes e o que não nos serve. Além disso, o fígado serve para destruir hemácias velhas, emulsifica gordura no processo digestivo, armazena e libera glicose conforme nossas necessidades diárias, realiza a síntese de proteínas do plasma e do colesterol, produz triglicérides, converte amônia em ureia e atua como ponto de desintoxicação do nosso organismo, livrando o organismo de drogas e toxinas prejudiciais a nossa saúde. Por tudo isso é muito importante que nosso fígado esteja sempre saudável. Mas alguns fatores, como nossa alimentação e o abuso de bebidas alcoólicas, acabam afetando diretamente a saúde de nosso fígado.

Uma dieta excessiva em gorduras e a falta de atividades físicas, além de causarem obesidade e terem por consequência todas as doenças que estamos cansados de saber, além das mais perigosas para o coração e o temido AVC, também acaba se tornando causa de uma patologia conhecida como esteatose hepática ou fígado gorduroso. Muitas vezes isso só é descoberto quando seus efeitos negativos já estão se espalhando para outros órgãos. Além do fígado gorduroso, uma doença bastante comum causada por abusos, nesse caso abuso de bebidas alcoólicas, é a cirrose hepática. Uma variação dessa doença é a cirrose medicamentosa, que acontece por medicação excessiva, já que o fígado tem um papel muito importante na metabolização e filtragem dos medicamentos. Tratamentos com remédios muito fortes e tratamentos prolongados podem acabar ocasionando esse tipo de cirrose, por isso você nunca deve tomar medicamentos sem o conhecimento e o acompanhamento de um médico.


Os tratamentos possíveis para as doenças mais comuns que atingem o fígado passam, principalmente, pela reeducação alimentar e pelo abandono de bebidas alcoólicas, seus maiores vilões. É preciso adotar uma dieta equilibrada para que nosso organismo tenha saúde e energia. E quando passamos a consumir alimentos mais saudáveis, naturais e menos gordurosos, nosso fígado não fica sobrecarregado, a quantidade de lixo a ser eliminada de nosso organismo é consideravelmente menor. Mas em muitos casos, apenas essa mudança de atitude não basta. Se o órgão já estiver minimamente comprometido, o acompanhamento médico e medicamentações específicas serão necessárias, além de outras medidas importantes que somente seu médico pode orientar, após a análise de seu caso.

Não existem tratamentos únicos para todas as doenças que podem acometer o fígado, mas as dicas sobre uma alimentação mais saudável e a ausência de álcool no seu cotidiano podem ajudar muito. Em relação ao álcool, se você tem algum problema no fígado é muito importante que pare de beber, pelo menos até a situação se normalizar. Caso não tenha ou já tenha passado pelo tratamento adequado, evite exageros. Se você não consegue ficar sem beber, beba apenas de vez em quando, com moderação e se alimente antes de beber. Ao sentir qualquer coisa diferente no seu organismo, sempre procure um médico. Todas as doenças são mais fáceis de tratar se forem diagnosticadas no começo.

 

Top