Fies para fazer Medicina: saiba mais

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior. Várias instituições privadas são parceiras do Fies em todo o Brasil.

O Fies é o financiamento estudantil com a taxa de juros mais acessível do mercado. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: FIES: como cancelar o financiamento

Curso de Medicina pelo Fies

Através do Fies, o estudante pode financiar todos os cursos de graduação, inclusive o de Medicina. Apesar de a formação ter um preço alto, o financiamento paga as mensalidades e o estudante quita a dívida parcelada quando estiver trabalhando.

Para quem tem o sonho de se tornar médico, mas não tem condições financeiras para pagar as mensalidades de uma universidade, o Fies representa uma grande chance. O financiamento do curso costuma ser mais fácil de adquirir do que o Prouni e também não demanda tanta concorrência como o ingresso em uma instituição pública.

Para solicitar o Fies no curso de Medicina, primeiro o estudante deve ser aprovado no vestibular e se matricular em uma instituição privada parceira do programa. O financiamento estudantil ajuda também os alunos que possuem meia bolsa pelo Prouni.

Os alunos de Medicina podem se inscrever no Fies em qualquer período do ano. (Foto:Divulgação)

O aluno que deseja contar com a ajuda do Fies pode se inscrever no sistema em qualquer período do ano. Após cadastrar as informações pessoais no sítio do SisFIES, é necessário comparecer à instituição de ensino para validá-las. Em até 10 dias, o estudante deve negociar com o Agente Financeiro do FIES e formalizar a contratação do financiamento. É importante que os prazos estabelecidos pelo programa sejam respeitados.

A contratação do Fies acontece em uma agência do Banco do Brasil ou Caixa. Toda documentação necessária precisa ser apresentada e o aluno deve escolher um fiador. Esta pessoa vai se responsabilizar pela dívida caso o pagamento não seja efetuado, por isso ela deve comprovar os rendimentos.

O Fies é vantajoso porque tem a taxa de juros mais baixa do mercado para fazer um financiamento estudantil, ou seja, 3,4% ao ano. De acordo com informações da presidente Dilma Rousseff, o Fies financia 871 mil jovens em todo o país.

Para obter mais informações sobre o financiamento e fazer a inscrição, acesse o Portal do Fies.

Novidades para quem faz Medicina pelo Fies

Os médicos que se formaram pelo Fies podem quitar a dívida com trabalho. (Foto:Divulgação)

Medicina se destaca como um curso muito procurado pelo Fies. Aproximadamente 22 mil alunos estão se preparando para a carreira médica graças ao financiamento estudantil.

O Governo apresentou uma novidade aos alunos que estudam Medicina pelo Fies. De acordo com as novas regras, o beneficiado poderá abater a dívida com trabalho na rede pública. A cada ano de atuação ininterrupta, o médico tem um desconto de 1% na dívida. A mesma vantagem vale para os professores que estudaram pedagogia.

Veja também: Fies sem fiador: saiba mais

Reply