O Pronatec tem como finalidade capacitar os brasileiros para o mercado de trabalho. (Foto:Divulgação)
A qualificação é requisito fundamental para obter um espaço no mercado de trabalho. Através dela torna-se possível melhorar a qualidade da mão de obra e garantir preparo aos brasileiros para enfrentar os desafios de cada profissão. Pensando em aumentar o acesso aos cursos gratuitos profissionalizantes, o Governo lançou o Pronatec.
O que é o Pronatec?
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado em outubro de 2011 com o objetivo de proporcionar cursos gratuitos à população. Considerado uma importante iniciativa do Governo Federal a favor da Educação Profissional, o Pronatec busca expandir, interiorizar e democratizar a qualificação.
Para dar conta da sua oferta de cursos, o programa mantém parceria com o sistema de aprendizagem Senai e Senac, além dos institutos federais de ensino técnico. Alguns órgãos federais também apoiam o projeto, como o Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Social.
O programa oferece capacitação gratuita e de qualidade em diversas áreas profissionais. (Foto: Divulgação)
O Pronatec é voltado principalmente para estudantes no Ensino Médio, alunos do EJA e trabalhadores. As pessoas inscritas no programa podem se capacitar através de cursos técnicos, formação inicial e continuada. O Pronatec também possui quatro programas subsidiários para atender as necessidades da população, são eles: Fies, Bolsa-Formação, Rede e-Tec Brasil e Brasil Profissionalizado.
Vários cursos são oferecidos pelo Pronatec em todo o território nacional. As possibilidades de formação permitem construir uma carreira e ganhar visibilidade em áreas como Saúde, Segurança, Educação, Processos Industriais, Negócios, Hospitalidade, Comunicação, Infraestrutura, Alimentos, entre outras. No guia disponível no site oficial, é possível encontrar os cursos classificados de acordo com o eixo tecnológico.
Saiba mais: Cursos Técnicos do Pronatec 2012
Como se inscrever no Pronatec?
Não existe um sistema unificado de inscrição para o Pronatec, pois o mesmo é formado por várias iniciativas. Assim, a disponibilidade de vagas e cursos depende das instituições parceiras, isto é, institutos federais, Senai e Senac. As escolas de educação profissional determinam o período de inscrição e adotam critérios próprios para selecionar os participantes.
Uma iniciativa que se encontra com inscrições abertas e recebe apoio do Ministério do Turismo é o Pronatec Copa. Os interessados nos cursos oferecidos pelo programa devem se inscrever de 29 de junho a 16 de julho pelo site oficial. O Pronatec Copa pretende distribuir 240 mil vagas até 2014, capacitando assim à mão de obra para o grande evento esportivo que será sediado no Brasil.
Leia mais: Cursos Gratuitos Ministério Turismo 2012-2013
Para mais informações, acesse o site Pronatec Copa.