Mestrado em Biotecnologia

A Biotecnologia e a Biociências tratam-se de um amplo conjunto de técnicas que fazem uso de seres vivos, em parte ou características deles, com…

Por Élida Santos em 08/02/2012

A área de Biotecnologia exige muito estudo (Foto: Divulgação)

A Biotecnologia e a Biociências tratam-se de um amplo conjunto de técnicas que fazem uso de seres vivos, em parte ou características deles, com o intuito de modificar, aperfeiçoar ou gerar novos produtos ou processos. Para quem possui uma formação sólida nessa área, e quer se aprofundar em determinados campos, o curso de mestrado é indicado. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos locais que promovem pós-graduação stricto sensu nesse segmento.

O processo seletivo para ingresso de alunos de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da universidade ocorre por meio de editais específicos para esse caso. O curso possui um edital anual, sendo que o processo seletivo é geralmente efetuado entre setembro e novembro, e o resultado final é divulgado em dezembro. Cabe ao candidato acompanhar a seleção por meio do site http://www.biotecnologia.ufsc.br.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), também fornece esse tipo de curso. O mestrado em Biotecnologia teve o processo seletivo encerrado no dia 18 de novembro de 2011. Já a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) selecionou interessadas em compor a sala com 15 colocações para o mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais até o dia 13 de janeiro. Para saber sobre vagas remanescentes acesse o site da universidade.

 

Sobre o curso de mestrado

A Biotecnologia e a Biociências nada mais são do que um amplo conjunto de técnicas que fazem uso de seres vivos (Foto: Divulgação)

Os profissionais que ministram aulas de mestrados são os doutores, ou seja, pessoas formadas em cursos de doutorado. O mestrado é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu que existe no Brasil. Para ingressar em uma universidade é preciso encaminhar um projeto de pesquisa. Durante 24 meses um professor doutor irá orientar os seus trabalhos, e no final do curso será preciso entregar uma dissertação, com sua linha de pesquisa desenvolvida, além de efetuar uma apresentação para a banca avaliadora, que será formada por três pessoas, fora o seu orientador.

No Brasil, o local que regulamenta os cursos de pós-graduação stricto sensu é o CAPES, por isso, acesse o site da instituição para saber quais são as universidades que promovem as aulas. Esse órgão também é o responsável por distribuir bolsas de estudo para estudantes de o Brasil. Mas, cada benefício é entregue em datas diferentes, de acordo com o local onde as aulas serão ministradas.

Top