ProUni 2018, Enem 2017, Bolsas de Estudos

O ProUni é um programa do Governo Federal criado em 2004 com a finalidade de conceder bolsas para alunos de forma integral em instituições…

O ProUni é um programa do Governo Federal criado em 2004 com a finalidade de conceder bolsas para alunos de forma integral em instituições de ensino superior e em cursos de graduação sequencial específica. O Enem também é outro meio de alunos conseguirem bolsas integrais, as provas do Enem são para alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio completo. Confira mais informações sobre o ProUni 2018, Enem 2017, Bolsas de Estudos.

Leia também: Inscrições Enem

ProUni 2016, Enem 2016, Bolsas de Estudos (Foto: Reprodução)

ProUni 2017, Enem 2016, Bolsas de Estudos (Foto: Reprodução)

ProUni 2018, Enem 2017, Bolsas de Estudos

O programa é voltado para estudantes de ensino médio da rede pública ou da rede particular, sendo esse em condição de bolsista integral, com renda familiar de até três salários mínimo. O Prouni detêm um sistema automatizado sem critérios pré determinados para maior transparência e segurança na seleção dos alunos. Os candidatos são escolhidos através das boas notas conquistadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo assim, os alunos selecionados estão adquirindo vagas por mérito próprio e pelos seus desempenhos acadêmicos.

Requisitos para ser Bolsista Prouni

Para participar do programa de bolsa Prouni, o candidato não poderá possuir nenhum diploma de curso superior e também deverá atender uma das condições abaixo:

  • Cursou o ensino médio completo em escola pública;
  • Cursou o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;
  • Seja portador de deficiência;
  • Cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Antes de fazer sua inscrição, veja se você está dentro das condições para ser bolsista (Foto: Reprodução)

Antes de fazer sua inscrição, veja se você está dentro das condições para ser bolsista (Foto: Reprodução)

A condição para que o aluno concorra às bolsas integrais são: Renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por integrante da casa. Já as condições para bolsas parciais de 50% a renda deve ser de até três salários mínimos por integrante da família residente na casa do candidato.

Continuar Lendo  prouniportal.mec.gov.br, inscrições prouni 2012

Existem também as bolsas remanescentes, que são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo de seleção do Prouni. Essas vagas podem ser preenchidas, mas são exigidas algumas condições, veja a seguir:

  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
  • Participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Faça já sua inscrição e aproveite os benefícios do programa ProUni (Foto: Reprodução)

Faça já sua inscrição e aproveite os benefícios do programa ProUni (Foto: Reprodução)

Prouni 2018 – Participar do programa de Bolsa de Estudo

O Programa Prouni tem medidas para incentivarem os estudantes à permanecer nas instituições, como a Bolsa Permanência. A parceria através de convência de estádio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, faz com que o aluno consiga financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do Prouni.

Top