Dieta do Mediterrâneo e azeite para saúde cardíaca

Dieta do Mediterrâneo e azeite para saúde cardíaca pode ser uma combinação bastante interessante para proteger o coração. É o que afirmam pesquisadores do Hospital del Mar Research Institute, de Barcelona, na Espanha.

Dieta do Mediterrâneo e azeite para saúde cardíaca (Foto Ilustrativa)

Conforme o estudo feito pelos cientistas da instituição, uma Dieta Mediterrânea rica em azeite extra virgem é altamente benéfica para o coração, ao contribuir para a melhora dos efeitos protetores do colesterol bom (HDL).

Essa nova pesquisa, realizada recentemente, mostra mais um dos benefícios da Dieta do Mediterrâneo, programa alimentar que tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o mundo, ajudando não só a perder peso, mas também a levar uma vida mais saudável.

Dieta do Mediterrâneo e azeite para saúde cardíaca

Doses extras de azeite na Dieta Mediterrânea podem trazer ainda mais benefícios para o coração (Foto Ilustrativa)

Para chegar ao resultado de que a Dieta do Mediterrâneo é benéfica para o coração, os pesquisadores reuniram 296 pessoas, com idade média de 66 anos e alto risco de doenças cardíacas, que foram separadas em três grupos, cada um deles seguindo diferentes dietas.

Em uma delas, as pessoas seguiram a Dieta Mediterrânea enriquecida em azeite de oliva extra virgem, enquanto em outra, a Dieta Mediterrânea tinha doses extras de castanhas. Já a terceira era uma dieta de controle saudável, com pequenas quantidades de alimentos processados, carne vermelha, doces e laticínios integrais.

A análise dos resultados mostrou que quem seguiu a dieta rica em azeite extra virgem teve a melhora da função do HDL mais expressiva. Já as pessoas que aproveitaram a dieta controle tiveram os níveis de colesterol LDL e total reduzidos.

Os resultados sugerem ainda que consumir quantidades extras de azeite extra-virgem, dentro da Dieta Mediterrânea, pode proteger a saúde cardiovascular de diferentes maneiras, incluindo a melhora do funcionamento do bom colesterol.

Dieta do Mediterrâneo benefícios

O consumo moderado de vinho é uma das marcas dessa famosa dieta (Foto Ilustrativa)

Além de proteger o coração e de facilitar a perda de peso, essa dieta popular entre os moradores dos países próximos ao Mar Mediterrâneo também previne câncer e osteoporose. Outros benefícios da Dieta Mediterrânea são a sua poderosa ação anti-inflamatória e a diminuição do risco de doenças crônicas não transmissíveis, aumentando a longevidade.

Azeite extra virgem benefícios

O azeite extra virgem traz ainda vários outros benefícios (Foto Ilustrativa)

Já os benefícios do azeite de oliva extra virgem incluem proteção contra diabetes e problemas digestivos, fortalecimento dos ossos, melhora da memória, favorece o crescimento dos cabelos e evita o envelhecimento precoce da pele.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.