Como queimar gordura e preservar o músculo

Como queimar gordura e preservar o músculo

Como queimar gordura e preservar o músculo? Essa é uma dúvida comum a muitas pessoas que estão na luta contra a balança, já que…

Por Andre em 17/10/2015

Como queimar gordura e preservar o músculo? Essa é uma dúvida comum a muitas pessoas que estão na luta contra a balança, já que determinados programas de emagrecimento contribuem para a perda de peso ao mesmo tempo que diminuem a massa muscular.

Como queimar gordura e preservar o músculo (Foto Ilustrativa)

Ao perder massa magra durante a dieta, o seu programa de emagrecimento pode ficar prejudicado, principalmente se o objetivo é apresentar um corpo definido. Por causa disso, você precisa tomar alguns cuidados com a alimentação e com a prática de atividades físicas.

Para perder gordura sem comprometer os músculos, confira algumas dicas, que podem ser úteis para qualquer pessoa interessada em emagrecer.

Dicas para emagrecer e se livrar do efeito sanfona

Como queimar gordura e preservar o músculo

Evite tirar alguns grupos alimentares da sua dieta (Foto Ilustrativa)

Uma das principais dicas para queimar gordura e preservar a massa magra é não excluir nenhum grupo alimentar da sua dieta. O corpo precisa de carboidratos, proteínas e outros nutrientes para funcionar corretamente, e na falta dessas substâncias, o músculo acaba sendo usado como fonte de energia.

O que você também pode fazer para evitar a perda de massa muscular é não saltar nenhuma refeição, pois isso prejudica o metabolismo. Faça de cinco a seis pequenas refeições ao longo do dia, em intervalos regulares. Uma hora antes de se exercitar, por exemplo, faça uma refeição leve com carboidratos. E 60 minutos após o término das atividades, reponha a perda dos carboidratos, acrescentando proteína.

Alimentos para aumentar massa muscular

Outra dica importante é não deixar de se alimentar à noite, principalmente se você vai fazer exercícios na manhã seguinte. Muitas pessoas acreditam que ficar sem comer à noite ajuda a emagrecer, o que não é verdade. Quem faz isso e se exercita pela manhã corre grande risco de perder massa muscular, pois o organismo vai buscar energia nela.

Escolha os exercícios certos

Escolha exercícios que lhe dão prazer (Foto Ilustrativa)

Para quem deseja queimar gordura sem perder massa muscular, é fundamental escolher os exercícios físicos certos e que lhe dê prazer. Praticar atividades físicas que você não gosta pode aumentar o stress, liberando mais cortisol no organismo, hormônio que, em excesso, causa várias complicações, entre as quais o acúmulo de gordura abdominal.

Não se esqueça da hidratação

Faça a hidratação corretamente e todos os dias (Foto Ilustrativa)

Erros que prejudicam os músculos

Além de manter a temperatura do corpo estável, a água contém importantes nutrientes para o organismo e nunca deve ser esquecida por quem deseja perder peso de maneira saudável.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top