Dicas para evitar desperdício na cozinha

Através das dicas para evitar desperdício na cozinha, você vai conseguir reaproveitar melhor os alimentos e a água utilizada para prepará-los. Atitudes simples fazem…

Através das dicas para evitar desperdício na cozinha, você vai conseguir reaproveitar melhor os alimentos e a água utilizada para prepará-los. Atitudes simples fazem toda a diferença para fazer refeições de forma mais saudável, sustentável e econômica.

Dicas para evitar desperdício na cozinha. (Foto Ilustrativa)

Existem muitas formas de combater o desperdício na cozinha. A casca da mandioquinha, por exemplo, pode se transformar em uma deliciosa porção de chips. Já a casca de banana tem condições de ser usada no preparo de um delicioso bolo. Enfim, medidas inteligentes fazem toda a diferença e permitem que você cozinhe com mais consciência.

Leia mais: Aproveite as cascas e talos em novas receitas

Dicas para evitar desperdício na cozinha

O Mundo das Tribos elencou dicas para evitar desperdício na cozinha. Confira:

Dê preferência aos produtos da estação

Na hora de cozinhar dê preferência aos produtos da estação. (Foto Ilustrativa)

Na hora de comprar frutas e hortaliças, dê preferência aos alimentos típicos da estação e que são cultivados com mais frequência na região onde você mora. A acerola, por exemplo, é comum nos meses de outubro, novembro e dezembro. O morango, no entanto, costuma ser encontrado nos supermercados entre junho e agosto. Comprar produtos de acordo com a época facilita a conservação e aumenta a durabilidade.

Não exagere na compra

Se você for ao supermercado, tenha o cuidado de comprar apenas os alimentos “in natura” que vai consumir no dia ou na semana. Se sobrar frutas, verduras ou legumes, invente novas receitas com esses ingredientes, de forma que seja possível combater o desperdício.

Leia Também:  Aprenda o que é a fome oculta

Use melhor a água

A água que foi usada para lavar as verduras e legumes pode servir para regar as plantas do jardim ou da horta. Já aquela que serviu para o cozimento do macarrão pode ser útil no preparo de outros alimentos, como sopas e batatas.

Saiba mais: Evitar desperdício faz você economizar

Reaproveite tudo!

As cascas de alimentos, que são riquíssimas em nutrientes, não precisam ir necessariamente para o lixo. Elas podem ser reaproveitadas, através do preparo de sucos, ensopados e bolos. Essa mesma regra pode ser aplicada no caso de talos, sementes e folhas.

Não jogue as cascas no lixo. (Foto Ilustrativa)

Melhore a conservação dos alimentos

Você pode sim aumentar a vida útil de determinados alimentos, basta conservá-los com um fechamento a vácuo. Se for usar embalagens no armazenamento dos ingredientes, dê preferência aquelas que são biodegradáveis.

Tenha uma composteira em casa

O lixo orgânico, que normalmente é formado por restos de comida e folhas secas, pode ser usado no processo de compostagem. Em outras palavras, esse material rico em nutrientes serve de adubo para o jardim ou horta.

Vale à pena reaproveitar os resíduos orgânicos. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Dicas para economizar água e evitar o desperdício

Coloque em prática as dicas para evitar desperdício na cozinha e com certeza você vai desfrutar de uma rotina ecologicamente correta. As medidas também são ótimas para gerar economia no orçamento doméstico. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias interessantes sobre bem-estar.

 

Top