Dicas para economizar água e evitar desperdício

Separamos dicas para economizar água e evitar desperdício, diante a tanta polêmica em relação a falta de água em São Paulo e as diversas discussões…

Separamos dicas para economizar água e evitar desperdício, diante a tanta polêmica em relação a falta de água em São Paulo e as diversas discussões sobre a poluição todos os anos, as pessoas devem buscar maneiras de fazer sua parte todos os dias. A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.

Confira: Tomada com cronômetro contra desperdício

Dicas para economizar água e evitar desperdício - A crise no abastecimento em parte do país chama a atenção para os números do desperdício de água tratada (Foto: Divulgação)

Dicas para economizar água e evitar desperdício

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.

No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos. Além da poluição, outro mal deve ser combatido: o desperdício. Confira dicas para economizar água e evitar o desperdício:

Leia também: Máquina transformar umidade do ar em água para consumo

cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene (Foto: Divulgação)

  • Vaso: Não utilize o vaso sanitário como lixeira, seja qual for o lixo, pois além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento.Manter a válvula da descarga regulada para evitar o desperdício. Infiltrações também são importante de serem tratadas. Na hora de comprar a descarga, prefira as caixas de descarga ao invés das válvulas.
  • Banho: Evite os banhos demorados, feche a torneira enquanto estiver se ensaboando se a estação permitir. Feche a torneira também enquanto escova os dentes ou faz a barba.
  • Calçada: Na hora de limpar o pátio ou a calçada use vassoura e balde com água. Para regar plantas use sempre balde ou regador.
  • Carro: Em algumas cidades é proibido lavar calçadas e carro com mangueira, pois há um grande desperdício de água, que estima-se que seja 560 litros de água em 30 minutos. Utilizar balde e pano é o ideal.
  • Louças: Quando lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo, você pode desperdiçar até 105 litros de água. Passe uma esponja e ensaboe toda a louça e depois enxágue tudo de uma vez.
  • Piscina: Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação.
  • Nas roupas: Deixe a roupa acumular para então lavar tudo de uma vez. Se você lava as roupas a mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho e depois use água corrente apenas para enxaguar. Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágues.
Leia mais: Fraldas descartáveis sujas geram energia

Faça sua parte (Foto: Divulgação)

Para você ter uma ideia, olha quanta água é desperdiçada por pequenos atos do cotidiano:

  • Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros
  • Lavar louça com torneira aberta = 100 litros
  • Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros
  • Lavar calçada com mangueira = 280 litros
  • Banhos longos = 95 a 180 litros
Leia Também:  Melhores Franquias de Vestuário e Calçados para Investir 2011

Como denunciar o desperdício de água

É importante lembrar que economizar energia é também economizar água (Foto: Divulgação)

Além de conferir as dicas para economizar água e evitar desperdício é importante também saber como denunciar, afinal cada um deve fazer sua parte. Encaminhe sua  denúncia à SABESP  pelo telefone 0800 11 99 11 e informe o endereço completo de  onde está  ocorrendo o desperdício. Em  alguma cidades há outros números para denúncia, por isso é importante se informar.

Top