Dieta dos amidos resistentes: benefícios, como fazer

Diferente do que muitas pessoas pensam, nem todo carboidrato é um vilão para as dietas. A depender do caso, esse componente pode ser um…

Diferente do que muitas pessoas pensam, nem todo carboidrato é um vilão para as dietas. A depender do caso, esse componente pode ser um aliado para quem deseja emagrecer, em especial, o carboidrato composto por amido resistente. Alguns exemplos desse tipo de alimento são a batata, a mandioca, o inhame, o cará e a banana verde. Conheça os benefícios e como fazer a dieta dos amidos resistentes.

Conheças os alimentos que ajudam a queimar calorias.

A banana verde é rica em amido resistente. (Foto: divulgação)

Conhecendo as vantagens do amido resistente

Alguns carboidratos possuem altos índices de amido resistente em sua composição. Esse componente, quando devidamente consumido, pode colaborar com a perda de peso.

O amido resistente não é digerido pelas enzimas, dessa forma, é facilmente eliminado pelo bolo fecal. Este, é excretado contendo parte da gordura e açúcar que compõe o alimento. Além disso, após estudos, foi comprovado que esse tipo de amido pode colaborar com a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, devido a sua alta taxa de excreção de gorduras. Outras vantagens apresentadas pelo amido resistente:

  • Maior controle da glicose no sangue;
  • Aumento da concentração de colecistocinina (hormônio que colabora com a saciedade), resultado no aumento da sensação de saciedade;
  • Diminuição na absorção de gorduras;
  • Aumento no trânsito intestinal.

Em resumo, todos os efeitos ocasionados pela ingestão de amido resistente interferirão em uma perda de peso adequado e saudável.

Uma dieta adequada, associada a prática de exercícios físicos, colabora com o desenvolvimento de um corpo perfeito. (Foto: divulgação)

 Aprenda a obter os benefícios do amido resistente

Para que a pessoa obtenha todas as vantagens do consumo do amido resistente, é necessário que o alimento seja adequadamente preparado. Por se um componente resistente, ele deve ser cozido ou aquecido, antes de ser consumido. Isso porque sob altas temperaturas, o componente sofre um processo de “gelatinização”, o que colabora com o efeito emagrecedor. Além disso, é importante ressaltar que os alimentos preparados devem ser consumidos 30 minutos antes da refeição , associado a um copo de água, o que trará uma sensação de saciedade.

Continuar Lendo  Formigas: dicas para espantar

 Evite o excesso no consumo

Apesar dos benefícios apresentados pelo consumo do amido resistente, é necessário não exagerar. Isso porque, tudo que é utilizado em excesso, pode ocasionar graves consequências à saúde. Além disso, é muito importante incluir outros nutrientes que são encontrados em diversos tipos de alimento para que a dieta seja balanceada e saudável.

O amido resistente colabora com o emagrecimento. (Foto: divulgação)

Com a estação mais quente do ano se aproximando, muitas pessoas estão em busca do corpo perfeito. Uma das melhores maneiras para isso, é através da realização de dieta, associado a pratica de exercícios físicos. Os carboidratos ricos em amido resistente devem compor o cardápio, por trazerem diversos benefícios à saúde do indivíduo, incluindo a perda de peso.

Saiba como fazer uma dieta adequadamente.

Top