Como lidar com o namoro no trabalho

Muitas pessoas namoram colegas de trabalho e nesses casos é muito importante ter discrição, para não misturar o lado amoroso com o profissional. […]

Por Redacao em 21/12/2011

Dizem por ai que as pessoas costumam se casar com aqueles de seu convívio: um colega da faculdade, um amigo de infância ou alguém que trabalha na mesma empresa. Nesse último caso, existe um certo questionamento sobre o assunto e como lidar com essa situação?

Discrição acima de tudo

Aqui no nosso país, o namoro entre pessoas da mesma empresa passou a ser tão discutido que algumas regras foram implementadas dentro das próprias instituições para que ninguém mais fosse prejudicado, tivesse discriminação ou sofresse em relação a isso.

Namoro no trabalho não pode ser impedido

O relacionamento amoroso entre colegas de trabalho não pode ser impedido ou discriminado e especialistas da área de gestão de pessoas recomendam sempre, acima de tudo, bastante discrição das partes envolvidas. Mesmo que todos saibam da situação, não é aconselhável que a intimidade, como abraços e beijos, seja exposta a todo momento. Por isso, a palavra de ordem é ter muita cautela e não tornar evidente o namoro, mesmo que todo mundo ali saiba.

Saber lidar com o romance em ambiente profissional é fundamental

Mas por que deve haver esse tipo de comportamento? Simplesmente porque não é para misturar ambiente de trabalho com o lado pessoal. Todo mundo da empresa pode saber que aquele casal está juntos há anos, por exemplo, mas é necessário não misturar as situações.

Festa de confraternização é a oportunidade que muitos esperam

Um fato muito corriqueiro nessa época de fim de ano são as festas de confraternização que as empresas organizam. E é nesses eventos que, muitas vezes, aquela oportunidade de se aproximar de determinada pessoa acontece. Porém, é preciso ter cautela e muita discrição se algo nesse sentido ocorrer. O recomendável é só ficar com a pessoa fora daquele ambiente, mesmo que ele esteja bem descontraído.

A melhor opção é não mostrar o relacionamento para todos da empresa

Não há legislação que proíba romance nas empresas

Fala-se tanto em namoro entre pessoas da mesma empresa que parece que existe uma lei que determina o que pode ou não fazer nesse caso. Mas o Ministério do Trabalho e Emprego não estabeleceu nenhuma legislação que tenha a ver com proibição de relacionamento entre empregados. O que ocorre são algumas condutas estabelecidas pela instituição onde se trabalha. Portanto, antes de iniciar algum romance, é importante saber como aquela empresa lida com o assunto.

Top