Cólicas menstruais: mitos e verdades

Muitas mulheres sofrem com as terríveis dores do tipo cólica, muito frequentes durante os períodos menstruais. Algumas mulheres acreditam que ela pode ser sinal…

Por Editorial MDT em 22/05/2012

As bolsas de água quente podem aliviar as cólicas

Muitas mulheres sofrem com as terríveis dores do tipo cólica, muito frequentes durante os períodos menstruais. Algumas mulheres acreditam que ela pode ser sinal de doença, um grande equívoco! Para solucionar essas e outros mitos e verdades sobre essa entidade tão comum do universo feminino, separamos algumas informações.

Leia também: Cólicas menstruais fortes – dicas e tratamentos.

“Cólica é uma doença”

Mito – a cólica não é sinal de doença. Na verdade ela é um sintoma da menstruação, a qual é ocasionada pela contração do útero durante essa etapa.

“Bolsas quentes aliviam a dor”

Verdade – o uso de bolsas térmicas podem aliviar as cólicas. Além delas, as bolsas geladas também são uma ótima opção.

“Lavar a cabeça pode piorar a cólica”

Mito – diferente do que muita gente pensa, não existe nenhuma relação com o aparecimento ou piora da dor tipo cólica com a lavagem dos cabelos.

“O uso de anticoncepcional pode aliviar as dores tipo cólica”

Verdade – segundo especialistas, algumas mulheres podem apresentar melhora da cólica após iniciar o uso de anticoncepcionais. Isso se deve, principalmente, à diminuição do fluxo menstrual ocasionado pelo uso do medicamento. Vale lembrar que antes de iniciar o tratamento com qualquer remédio é necessário buscar orientação médica.

A ingestão de alimentos não piora as cólicas

Leia também: Pílula anticoncepcional alivia cólica menstrual.

“O analgésico pode aliviar a dor tipo cólica”

Mito – em alguns casos raros os analgésicos podem aliviar as cólicas momentaneamente. Porém, com o passar do tempo, ela pode voltar da mesma maneira que teve início. O ideal é fazer uso de remédios específicos, orientados pelo seu ginecologista.

“Mulheres que já engravidaram apresentam menos cólica”

Verdade – como a gestação altera todo o organismo da mulher, seja em relação ao tamanho do útero ou do fluxo apresentado. A mulher que engravidou, pelo menos uma vez, apresenta uma melhora nos sintomas pré-menstruais, incluindo a melhora da cólica.

“Alguns alimentos podem piorar a dor tipo cólica”

Mito – não há nenhuma relação, pelo menos até o momento, de que a ingestão de certos tipos de alimentos possa piorar a cólica apresentada pela mulher.

“Cólica é sinônimo de TPM”

Mito – a dor não descreve a TPM (tensão pré-menstrual), pois, na verdade, ela faz parte da TPM. Em geral, as mulheres que apresentam tensão pré-menstrual podem manifestar dores nas mamas, dor tipo cólica, enjoo, alteração das fezes, entre outros sintomas. O quadro clínico varia muito de uma pessoa para outra e por isso a cólica, em nenhum momento, deve ser utilizada como sinônimo de TPM.

Veja também: Cólica – saiba como aliviar a dor e como evitá-la antes de aparecer.

O uso de anticoncepcional pode aliviar as dores

A dor tipo cólica acompanha grande parte da população feminina. Infelizmente, um número restrito de mulheres conhece seu real significado. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre esse incômodo da menstruação, é possível compreender melhor sua manifestação.

Veja também: Calcinha contra as cólicas – como funciona e onde comprar.

Top