Cólica: Saiba Como Aliviar a Dor e Como Evitá-la Antes de Aparecer

PUBLICIDADE

As cólicas são parte dos pesadelos da maioria das mulheres. Não é para menos, afinal ela é uma dos sintomas da tensão pré-mestrual e dão uma contribuição e tanto para as indisposições do humor tão típicos destes dias. A explicação biológica da cólica mestrual é bem simples, como afirma o Delas IG: ela é provocada pelo aumento das prostaglandinas, que são substâncias que promovem contrações do útero, ou seja, uma reação normal do organismo. A explicação é realmente simples, porém o incômodo que ela causa pode parecer muitas vezes ser um beco sem saída.

Se você é uma dessas pessoas que sofrem com as cólicas, que tal saber de formas para amenizar o problema ou até mesmo evitar a dor? Confira:

Alimentação: De acordo com o Dicas de Mulher, é indicado o consumo de cálcio (presentes nos laticínios e vegetais escuros), magnésio (banana, soja, aveia, beterraba, tofu, couve e abobrinha) e gorduras polissaturadas (atum, salmão, castanha do Pará). Já o Delas IG investe em aconselhar a diminuição do sal, para combate da retenção de líquidos; e também em evitar a ingestão de gorduras, embutidos e de estimulantes, como a cafeína que acentua as contrações da cólica e aumentam a ansiedade.

PUBLICIDADE

Exercícios físicos: O Delas IG explica que há exercícios que, feitos de forma regular e em ritmo moderado podem atuar contra a dor, liberando endorfinas que amenizam o incômodo. Os mais comuns e indicados são alongamento, caminhada, ioga ou andar de bicicleta.

– Bolsa de água quente: O bom e velho método da bolsa de água quente realmente funciona. A explicação do Delas IG é de que o calor na região lombar e abdominal vão relaxar a musculatura e aliviar o impacto das contrações do útero.

Descanse: A sugestão do Dicas de Mulher é descansar caso esteja sentindo muita dor. Basta deitar-se de bruços apoiada em um travesseiro e comprimindo o ventre de forma suave.

Acupuntura: o Delas IG afirma que, embora muitos temam este método, ele é capaz de gerar efeito analgésico e ainda regular o ciclo mestrual.

Massagem: o Delas IG sugere massagens como a chinesa ou Ayurvédica prevem pontos que, ao serem pressionados podem oferecer tratamento contra as cólicas e a tão temida TPM.

Medicamentos: Existem remédios que podem aliviar os sintomas da TPM, especialmente as cólicas. Porém de preferência estes devem ser indicados por seu ginecologista. Há casos em que a indicação será por um anticoncepcional, portanto este deve ser receitado por um médico de confiança e não tomado por automedicação.

PUBLICIDADE

Essas são algumas providências que podem ser tomadas a respeito da cólica mestrual, porém é bom ficar atenta a alguns sinais. Dependendo daquilo que acompanha essas dores – sintomas como corrimento, fluxo muito intenso, febre e dores nas relações sexuais, por exemplo – ela pode ser sinal de problemas de saúde e que exigem atenção especial e tratamento. Portanto não deixe de consultar o seu ginecologista caso haja sintomas como esses ou quando o incômodo proporcionado pela cólica atrapalhe seu cotidiano.

Leia também:

6 Comentários

  • Olá Janaina,

    Siga as orientações que mencionamos no texto ou procure um médico.

    Att,

  • Sinto muita dor,ja nao sei mas o que faço!!!!!

  • Eu sofro muito e achei que foi um espetaculo e essa dica e para as pessoas nao sofrer tanto gostei muito obrigada bjss

  • ggogosgogostei. Muito das dicas nota 10 fiz e deu serto bjss

  • Essas dicas são muito boas eu adorei, principalmente por que sofro bastante de dor de cólica.
    obrigada!

  • eu sinto tanta dor de colica que chego até desmaiar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.