Sisu 2015 inscrições abertas, como se inscrever

O Sistema de Seleção Unificada já está recebendo os cadastros dos interessados em ingressar no ensino superior gratuito através do programa. Se você pretende participar da seleção, não deixe de conferir, na matéria a seguir, todas as informações sobre o Sisu 2015 inscrições abertas como se inscrever.

Sisu 2015 inscrições abertas como se inscrever (Foto Ilustrativa)

Através do programa de seleção, criado pelo Ministério da Educação em 2010, estão sendo oferecidas 205.514 vagas em todo o país, distribuídas por 128 instituições de ensino superior públicas, em 5.631 cursos, que serão preenchidas especificamente no primeiro semestre de 2015.

O critério para a seleção dos novos alunos das universidades e institutos federais é a nota obtida na edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou seja, para se candidatar, é exigido que o interessado tenha participado do ENEM 2014 e tirado nota acima de zero na redação.

ProUni 2015 inscrições e vagas

O que é e como funciona o Fies

Sisu 2015 inscrições abertas, como se inscrever

Estudantes que fizeram o ENEM 2014 poderão se candidatar a mais de 200.000 vagas no ensino superior gratuito, em todo o Brasil (Foto Ilustrativa)

As inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2015 foram abertas na última segunda-feira, dia 19 de janeiro, e serão recebidas até as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro. Não é preciso pagar nenhuma taxa para se cadastrar no sistema de seleção.

Vale lembrar que, do total de vagas, pelo menos 37,5% são reservadas para a Lei de Cotas, ou seja, para os candidatos que estudaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. Nesse caso, as vagas são distribuídas a partir do critério racial, sendo preenchidas por pretos, pardos e indígenas. Portadores de necessidades especiais também podem ser incluídos nessa porcentagem.

Durante a inscrição, o candidato precisa informar se pretende concorrer à vaga através da seleção geral ou por meio do sistema de cotas. Caso opte pela segunda, deverá comprovar a situação descrita no cadastro no momento de se matricular na instituição.

Como se inscrever no Sisu 2015

As inscrições Sisu são gratuitas e recebidas apenas pelo site oficial do sistema de seleção (Foto: Reprodução site Sisu)

As inscrições Sisu primeiro semestre de 2015 podem ser efetuadas somente pela internet, através do site oficial do Sisu, no endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br, durante o período citado acima. Ao entrar na página, clique na opção “Fazer inscrição”.

Em seguida, será necessário informar o seu número de inscrição no ENEM 2014 e a senha do ENEM 2014, além de digitar os caracteres que serão exibidos na tela do sistema. Depois, basta clicar em “Entrar no Sisu”.

Caso tenha perdido ou esquecido a senha e/ou o número de inscrição do ENEM 2014, clique na opção “Esqueceu seu número de inscrição ou senha no ENEM 2014?”, no final da página, e siga as instruções para recuperar os dados.

Para maiores informações, confira o nosso post “Como se inscrever no Sisu 2015”.

Cursos Sisu Bahia 2015 inscrições abertas

Através da página do Sisu, é possível conferir todas as vagas oferecidas e a nota de corte (Foto: Reprodução site Sisu)

Dessas mais de 200.000 vagas oferecidas pela primeira edição do Sisu em 2015, um total de 12.566 são exclusivas para a Bahia. As oportunidades estão distribuídas por nove instituições no estado, entre as quais a UFBA e a UNEB, abrangendo 385 cursos superiores, de várias áreas do conhecimento.

Para conhecer todas as opções disponíveis no estado, você deve acessar a seção “Pesquisar vagas” do site do Sisu, e digitar o nome da cidade ou da instituição, para que seja mostrada a oferta disponível e a quantidade de vagas.

Quando aparecerem os cursos ofertados, na tela, basta clicar sobre ele para verificar a nota de corte, que é a quantidade mínima de pontos necessária para se candidatar às vagas daquele curso. A nota de corte é atualizada diariamente e esse sistema vale para todo o país.

Outros detalhes podem ser conferidos na matéria “Cursos Sisu Bahia 2015 inscrições abertas”.

Sisu 2015 edital e inscrição

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma das 128 instituições de ensino superior públicas que participam do Sisu 2015 primeiro semestre (Foto Ilustrativa)

Durante a inscrição para o Sisu 2015 primeiro semestre, você pode se candidatar para até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência das vagas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, é possível modificar essas opções quantas vezes você quiser, para disputar vaga em um curso com nota de corte menor, por exemplo.

A dica é acompanhar o sistema diariamente, para verificar as atualizações das notas de corte, e fazer as mudanças de opção de curso quando achar necessário. Assim, as suas chances de ser selecionado podem aumentar.

Com relação ao cronograma do Sisu 2015, o resultado final será divulgado no dia 26 de janeiro, com as matrículas dos aprovados sendo efetuadas nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Os candidatos que não forem selecionados poderão manifestar o interesse em participar da lista de espera, entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro, através do site do Sisu, para disputar as vagas que não forem preenchidas. A convocação para esses candidatos acontecerá a partir do dia 11 de fevereiro.

Maiores informações podem ser obtidas no edital do Sisu 2015 e na matéria “Sisu 2015 edital e inscrição”.

Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

Os interessados poderão se inscrever na primeira edição do Sisu 2015 até o dia 22 de janeiro (Foto: Reprodução site Sisu)

Em dúvida sobre como participar da seleção? Uma das dicas para escolher curso no Sisu 2015 é pensar bem sobre a graduação que deseja fazer e que mais tem a ver com o seu perfil. Essa deverá ser a sua primeira opção.

Escolhido o curso, verifique a nota de corte exigida pela universidade e a concorrência, e veja se a sua nota do ENEM 2014 permite se candidatar à vaga. É bom dar preferência para as instituições localizadas na sua cidade ou nas proximidades, para facilitar os deslocamentos.

No caso da segunda opção de curso, escolha uma graduação da qual você também goste e que realmente irá fazer, caso seja selecionado. Para essa alternativa, o recomendado é seguir o mesmo caminho acima, verificando a nota de corte e as suas possibilidades de aprovação, além da localização da universidade.

Não deixe de conferir a matéria “Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015, onde você encontrará maiores detalhes a respeito da participação no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply