Descubra como planejar uma rotina de estudos

Quem nunca estudou para a prova às vésperas, que atire a primeira pedra. É muito comum deixar para última hora um trabalho, um dever…

Por Élida Santos em 24/11/2011

Quem nunca estudou para a prova às vésperas, que atire a primeira pedra. É muito comum deixar para última hora um trabalho, um dever de casa e os estudos para um vestibular ou concursos público. Mesmo sabendo que estudar um dia antes da avaliação não é o mais recomendado, muitos persistem no erro. Para isso que existe uma rotina de estudos, que se for seguida ao “pé da letra”, desde cedo, até mesmo as provas de concurso público ficarão mais fáceis.

Para organizar os estudos, o primeiro passo é ter uma rotina. Pegue um lápis ou caneta e anote em um papel como é sua rotina diária. Por exemplo, você acorda mais ou menos 6h30, vai a aula às 7h30, chega do colégio às 11h30, e assim em diante. Se você anotar seus compromissos vai perceber quanto lhe resta entre um compromisso e outro e pode se organizar melhor.

Identifique as disciplinas em que você tem mais dificuldade e reserve mais tempo para elas. Se você odeia matemática e física, então são os assuntos dessas matérias que merecem mais atenção.  Reserve um horário especifico para esses assuntos, por exemplo, as segundas e terças-feiras você estuda só exatas. Mas não esqueça de fazer uma revisão das disciplinas que julga saber mais. Nunca sabemos tudo sobre nenhum assunto.

Para que a sua rotina de estudos funcione é necessários escolher um horário de estudo em que você tenha um melhor rendimento. Têm pessoas que aprendem mais estudando de manhã, antes de ir trabalhar, já outras pessoas preferem estudar após o trabalho ou a aula na escola. Cada pessoa tem o cérebro ativo por mais tempo em determinado horário, fique atento para descobrir qual é o seu horário preferido.

O sucesso dos seus estudos depende do seu desempenho em sala de aula. De nada adianta estudar horas em casa se você não prestar atenção na aula. A rotina de estudos em casa é um reforço para que você aprenda mais. Não limite-se a estudar somente o assunto que o professor disponibilizou material em aula, busque mais informações a respeito na internet, em jornais, revistas e livros. Veja abaixo algumas dicas para tornar sua rotina de estudos eficiente:

Menos é mais: Como em uma decoração minimalista, no estudo funciona muito bem o “menos é mais”. Não adianta reservar 5h do seu dia para estudar fora da escola. Nesse caso vale a eficiência. Reserve 1h do seu dia, mas siga a regra. Não precisa ser sempre de manhã, ou de tarde, veja dentro dos seus horários qual hora naquele dia é mais traquila para estudar. Essa 1 horinha no final das contas será mais proveitosa do que as 5h.

Concentração é tudo: Se você consegue se concentrar nos estudos com o rádio ligado, imagine se estiver em um lugar mais clamo? A não ser que seja determinante para que o seu estudo seja um sucesso fique longe de eletrônicos, como por exemplo, computador, celular, rádio, vídeo-game e tudo mais que possa chamar mais atenção que a matéria que você deve estudar. Concentre-se para realmente memorizar e aprender.

Não tenha medo, pergunte: É natural que ao estudar sozinho, em casa, faz com que muitas dúvidas surjam, então anote todas. Não fique com medo de perguntar porque o professor é “chato”. A função do professor é ensinar, se não sentir-se a vontade em perguntar para ele, busque outros professores que possam te auxiliar, o que não vale é ficar sem resposta para os questionamentos.

Top