Cursos Pronatec Copa: informações, inscrições

Qualificar profissionais para atuar no setor turístico durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014 é o objetivo do ‘Pronatec Copa’. A meta é capacitar pessoas que já trabalham com a área de turismo e quem quer se profissionalizar na área. Os cursos abrangem 32 atividades relacionadas ao setor de turismo, cursos de inglês, espanhol e libras, em um total de 40 mil vagas por semestre.

O objetivo é preparar trabalhadores para atender com qualidade (Foto: divulgação)

O ‘Pronatec Copa’ é uma versão especial do Programa Nacional de Acesso à Técnica e ao Emprego (Pronatec) criado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Turismo. As aulas dos cursos serão realizadas no Senac ou nos Institutos Federais de Educação Profissional e a duração é de quatro meses, em média. Os alunos também recebem auxílio estudantil, entre alimentação e transporte.

Há vagas para os cursos de Agente de Informações Turísticas, Agente de Viagens, Atendente de Lanchonete, Auxiliar em Serviços de Hospedagem, Auxiliar de Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Garçom, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Bartender, Camareira em meios de hospedagem, Chapista, Churrasqueiro, Condutor de Turismo de Aventura e Condutor de Visitantes.

Até a Copa de 2014 o governo irá oferecer 240 mil vagas em cursos (Foto: divulgação)

Além desses cursos, serão disponibilizadas também aulas para as funções de Copeiro, Cozinheiro Industrial, Garçom Básico, Masseiro, Mensageiro em meio de hospedagem, Mestre de Cerimônias, Monitor Ambiental, Monitor de Recreação, Organizador de Eventos, Padeiro, Padeiro e Confeiteiro, Pizzaiolo, Recepcionista, Recepcionista em meios de hospedagem, Recepcionista de Eventos, Salgadeiro, Sommelier e Sushiman.

Várias cidades participam da iniciativa (Foto: divulgação)

Para que você possa se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais e morar em uma das 12 cidades que irão sediar a Copa, ao redor delas, ou em uma das cidades com destinos consolidados com Fluxo Turístico Nacional e Internacional. Confira as cidades participantes http://pronateccopa.turismo.gov.br/pronatec/hotsite/cidades.html e os pré-requisitos para cada um dos cursos no site http://pronateccopa.turismo.gov.br/pronatec/hotsite/cursos.html. As inscrições foram temporariamente encerradas, para que o governo possa organizar e formar as turmas que serão atendidas nesta primeira fase do programa, mas serão retomadas no final de maio.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

2 Comments - Add Comment

Reply