Para quem está de olho em uma bolsa de estudo no ensino superior, para realizar o sonho de ingressar na faculdade, as informações sobre ProUni 2015 inscrições e vagas são fundamentais, pois os cadastros começarão a ser recebidos em breve.
Lançado no ano de 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade Para Todos tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, ministrados em instituições de ensino privadas.
O programa abre inscrições duas vezes ao ano, sendo uma no início do primeiro semestre e a outra no começo do segundo semestre, beneficiando estudantes de todos os cantos do Brasil, que podem concorrer às bolsas em faculdades e universidades parceiras do ProUni.
O que é e como funciona o Fies
Sisu, ProUni e Fies: entenda as diferenças
ProUni 2015 inscrições e vagas
O processo de inscrição para as bolsas de estudo é feito exclusivamente pelo site oficial do ProUni (Foto: Reprodução Site ProUni)
As inscrições ProUni primeiro semestre de 2015 estarão abertas a partir do dia 26 de janeiro. O processo de cadastro terá uma única etapa e os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br.
Os interessados terão até as 23h59 do dia 29 de janeiro para se inscrever na primeira edição do programa de bolsas do governo federal em 2015. Vale lembrar que o cadastro é totalmente gratuito.
Outra informação importante é que, para se inscrever, o candidato precisa ter feito o ENEM 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. O número de inscrição no exame, bem como a senha do ENEM passado serão utilizados para a inscrição no ProUni. O CPF também deve ser informado.
Pré-requisitos para se inscrever no ProUni
Além de ter participado do ENEM 2014 e obtido a nota mínima citada acima, para se candidatar às bolsas do ProUni 2015 também é preciso:
- Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral.
- Comprovar renda bruta familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio, por mês, para concorrer às bolsas integrais.
- Comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, para se candidatar às bolsas parciais.
- Não possuir diploma de curso superior.
Resultados ProUni 1º semestre de 2015
O ProUni já beneficiou mais de 1,2 milhão de estudantes em todo o Brasil, desde 2004 (Foto Ilustrativa)
A primeira chamada do ProUni 2015 1º semestre será divulgada no dia 2 de fevereiro, enquanto a lista da segunda chamada sairá no dia 19 do mesmo mês. Para maiores informações, consulte o edital do ProUni.