Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

Confira Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015 e saiba como se candidatar às vagas no ensino superior gratuito. O Sistema de Seleção Unificada (SISU),…

Por Redacao em 20/01/2015

Confira Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015 e saiba como se candidatar às vagas no ensino superior gratuito. O Sistema de Seleção Unificada (SISU), criado pelo governo federal em parceria com o ministério da educação, é uma forma de selecionar os alunos através de suas notas no ENEM,  para que estes consigam ingressar numa faculdade, no curso que desejam fazer.

Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015 - Confira tudo que você precisa saber para a hora de se inscrever em algum curso no SISU (Foto: Divulgação)

SISU 2015 é um dos melhores meios de ingressar em uma universidade gratuita, pois somente no primeiro semestre desse ano, está disponibilizando mais de 200.000 vagas em instituições de ensino superior públicas. Elas serão preenchidas pelos alunos que fizeram a prova do ENEM e que desejam ingressar em universidades que usam o SISU como sistema de seleção.

Confira: Cursos Sisu Bahia 2015 inscrições abertas

Dicas para escolher seu curso no Sisu 2015

Siga nossas dicas para se inscrever no Sisu 2015 (Foto: Divulgação)

Dentro das dicas para escolher seu curso no Sisu 2015, separamos um passo a passo de como se inscrever no site com sua nota do ENEM 2014. Veja:

  1. Acesse o site do Sisu com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2014. O sistema estará disponível entre a 0h do dia 19 de janeiro e as 23h59 do dia 22 de janeiro.
  2. Em seguida será aberta uma página para a confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.
  3. Após isso, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.
  4. Escolha dois cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª e 2ª opção.
  5. Durante a madrugada (exceto o primeiro dia das inscrições) o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.
  6. Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação, você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.
  7. As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.
  8.  Às 23h59 do dia 22 de janeiro o sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai no dia 26 de janeiro, com matrícula entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.
  9. Os candidatos não aprovados podem participar da lista de espera. O cadastro acontece entre 26 de janeiro e 06 de fevereiro. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SISU, que poderão divulgar quantas chamadas quiserem, a partir de 11 de fevereiro.
  10. Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
Leia também: MEC divulga notas do ENEM 2014

Dicas na hora de usar o SISU

É importante acompanhar as datas para não perder nenhuma chance (Foto: Divulgação)

Existem algumas técnicas que podem ajudar e muito na hora de escolher qual opção você deseja no SISU. Confira abaixo Dicas na hora de usar o SISU:

Leia mais: 138 cursos UFG pelo SiSU 2015

  • Entre novamente no sistema, no último dia de inscrições, para consultar as notas de corte e, se for o caso, alterar suas opções de curso.  É possível fazer alterações até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 22 de janeiro. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
  •  Escolha um curso que você realmente gostaria de fazer. Nada de se inscrever para uma vaga qualquer só porque a nota de corte é baixa. De que adianta passar em um curso se há grandes chances de você abandoná-lo depois?

Escolha opções que você realmente deseja cursar (Foto: Divulgação)

  • Tenha bom senso quanto à escolha de cursos em outra cidade. Antes de se inscrever para uma vaga em outra cidade, pense: “Eu realmente me mudaria para lá? Eu iria me adaptar à cidade? Se não há opções em sua cidade, pode ser mais proveitoso se inscrever em um curso semelhante mais perto de casa ou esperar mais um ano ou semestre para tentar novamente na instituição que você quer.
  • Escolha conscientemente a sua segunda opção.  Para a segunda opção, o ideal é escolher um curso que você goste e no qual tenha chance de passar.

Top