Sintomas simples que podem sinalizar doenças graves

Descubra quais são os sintomas simples que podem sinalizar doenças graves. Sentir uma dor de cabeça, espirrar demais, ter sangramentos ou perder peso de…

Por Isabella Moretti em 12/06/2016

Descubra quais são os sintomas simples que podem sinalizar doenças graves. Sentir uma dor de cabeça, espirrar demais, ter sangramentos ou perder peso de repente são sintomas que, na maioria das vezes, não despertam preocupação. O problema surge quando essas reações do organismo se tornam repetidas e podem sinalizar uma doença séria.

Alguns problemas graves de saúde se manifestam com sintomas simples. (Foto Ilustrativa)

Alguns problemas graves de saúde se manifestam com sintomas simples. (Foto Ilustrativa)

Sintomas simples que podem sinalizar doenças graves

Veja a seguir uma seleção com sintomas simples que podem sinalizar doenças graves:

Espirro

O espirro é um dos primeiros sintomas de um resfriado, gripe ou alergia. No entanto, se ele persistir por muitos dias, é preciso procurar ajuda médica. Espirrar demais pode sinalizar o início de uma doença séria, como a sinusite ou a faringite.

Dor de cabeça

A dor de cabeça normalmente está associada ao cansaço e à rotina estressante. Contudo, quando ela se manifesta com frequência, é preciso investigar as causas do problema. Na pior das hipóteses, o cérebro pode estar vulnerável a um tumor ou aneurisma.

Alteração de humor

A alteração de humor também requer atenção. (Foto Ilustrativa)

A alteração de humor também requer atenção. (Foto Ilustrativa)

Muitas pessoas ignoram a alteração de humor frequente e consideram esse sintoma como uma simples consequência da rotina. No entanto, tome muito cuidado. A pessoa que muda de humor com facilidade pode estar sofrendo com tumores no sistema nervoso. Existem outras doenças graves que também alteram o humor, como é o caso do hipotireoidismo.

Queda de cabelo

Se o seu cabelo está caindo muito, saiba que isso não é normal. Esse sintoma pode indicar a carência de determinados nutrientes no organismo, como é o caso da vitamina A. A longo prazo, a falta dessa substância no corpo desencadeia doenças debilitantes e até mesmo tumores.

Perda ou ganho de peso

Ao longo da vida, as pessoas engordam e emagrece. A situação pode ser preocupante, no entanto, se o ganho ou a perda de peso acontecer de forma inesperada. Essa reação do corpo pode sinalizar doenças que afetam o metabolismo, como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Coceira

Você está sentindo coceira em diferentes regiões do corpo? Então saiba que nem sempre esse sintoma indica alergia. Nos casos mais graves, uma coceira persistente sinaliza algum tipo de hepatite, tumor ou lesão no fígado.

Mau hálito

O mau hálito não é causado simplesmente por falta de higiene bucal, muito pelo contrário. Se o sintoma persistir, mesmo com a escovação correta dos dentes, é sinal de que há alguma úlcera ou gastrite.

Se o mau hálito for constante, fique preocupado. (Foto Ilustrativa)

Se o mau hálito for constante, fique preocupado. (Foto Ilustrativa)

Outros sintomas comuns podem estar relacionados a um problema mais sério de saúde, como é o caso dos sangramentos, dores nas juntas, febre e ínguas.

Mesmo com essas informações, você não precisa ficar preocupado com os sintomas simples que sinalizam doenças graves. A recomendação é observar a incidência do problema e procurar ajuda médica se for algo constante.

 

Top