Como identificar os sintomas de hipotireoidismo?

Veja como identificar os sintomas de hipotireodismo. Essa doença autoimune, caracterizada pela baixa produção de hormônios tireóideos, possui uma série de sinais típicos. Leia…

Veja como identificar os sintomas de hipotireodismo. Essa doença autoimune, caracterizada pela baixa produção de hormônios tireóideos, possui uma série de sinais típicos. Leia a matéria e descubra como é fácil o diagnóstico.

Como identificar os sintomas de hipotireoidismo? (Foto Ilustrativa)

Como identificar os sintomas de hipotireoidismo? (Foto Ilustrativa)

O hipotireodismo é uma doença que se manifesta quando a glândula da tireoide não produz a quantidade de hormônios que o organismo necessita. Essas substâncias, conhecidas como a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4), são essenciais para o metabolismo.

Leia mais: Hipotiroidismo: será que você tem?

Na medida em que a produção de hormônios não acontece corretamente, a pessoa passa a apresentar sintomas característicos do hipotireoidismo. É preciso ficar atento aos sinais e procurar um médico o quanto antes para realizar o tratamento adequado.

Como identificar os sintomas de hipotireoidismo?

Selecionamos algumas dicas de como identificar os sintomas de hipotireoidismo. Confira:

Ganho de peso

Ganho de peso. (Foto Ilustrativa)

Ganho de peso. (Foto Ilustrativa)

Entre os principais sintomas de hipotireoidismo, vale destacar o ganho de peso. Quem tem essa doença produz quantidades insuficientes de t3 e t4, por isso o metabolismo do corpo funciona de forma lenta e não consegue queimar as calorias.

Fadiga

A fadiga é um sintoma típico do hipotireoidismo. A pessoa passa a sentir um cansaço crônico e uma constante sensação de desgaste. Isso acontece justamente porque o metabolismo não funciona direito.

Saiba mais: Fernanda Souza conta como controlou hipotireoidismo

Intolerância ao frio

Os hormônios da tireoide são responsáveis por gerar e gastar energia no corpo. Quando eles não são produzidos corretamente, o organismo fica com um déficit energético. É comum desenvolver intolerância ao frio por conta do metabolismo lento.

Leia Também:  Cores de Casas 2012 - como escolher

Bócio

O bócio é um sintoma da doença. (Foto Ilustrativa)

O bócio é um sintoma da doença. (Foto Ilustrativa)

Existe um outro sintoma característico do hipotireoidismo que recebe o nome de bócio. Trata-se do aumento do tamanho da glândula da tireoide. Você pode notar isso facilmente apalpando o pescoço.

Unhas e cabelos frágeis

O paciente com hipotireoidismo costuma apresentar unhas quebradiças, fracas e que não crescem com facilidade. Ele também pode sofrer com a queda de cabelo e fios que não aparentam boa saúde. Esse sintoma é desencadeado pela redução de aporte de sangue para a pele.

Pele seca e grossa

A pele também acaba sendo diretamente afetada por causa do hipotireoidismo. A pessoa que sofre com a doença apresenta um acúmulo de ácido hialurônico e condroitinossulfato. Essas substâncias depositam um tipo de gelatina na pele, criando um aspecto grosso e ressecado.

É comum a pele ficar grossa e seca. (Foto Ilustrativa)

É comum a pele ficar grossa e seca. (Foto Ilustrativa)

Muitos outros sintomas podem estar associados a um quadro de hipotireodismo, como é o caso da prisão de ventre, da depressão, dos problemas de memória, problemas cardíacos, dor muscular, ciclo menstrual alterado, edemas no rosto, cãibra, fraqueza e dificuldade de raciocínio.

Veja também: Hipotireoidismo também afeta homens

Agora você já sabe como identificar os sintomas de hipotireoidismo. Em todo caso, procure um médico e faça exames específicos para ter certeza do diagnóstico. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top