10 medidas que aliviam a dor de garganta

Basta chegar o inverno para que as doenças típicas da estação comecem a surgir, como gripes e resfriados. A dor de garganta é um…

Por Editorial MDT em 18/06/2013

Basta chegar o inverno para que as doenças típicas da estação comecem a surgir, como gripes e resfriados. A dor de garganta é um problema comum que gera muito incômodo. Normalmente como dor aguda essas sensações indicam que existe algo errado e tem uma doença se instalando. Por se tratar de um sintoma comum e muito dolorido, existem algumas medidas que aliviam a dor de garganta.

A dor de garganta causa muitos incômodos. (Foto: divulgação)

Dor de garganta

A hidratação constante é uma das medidas mais recomendadas para o tratamento de infecções na garganta, pois além de manter a hidratação das cordas vocais, facilita a expectoração. Tomar água é fundamental para que as reações de defesa do organismo possam estar ativas e prontas para combater os vírus e bactérias.

Outra medida muito importante para o tratamento das infecções e inflamações é o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser indicados pelo médico. É essencial que o paciente com dor de garganta faça avaliação médica, para que um correto diagnóstico seja feito.

10 medidas que aliviam a dor de garganta

1. Hexamidina spray: possui efeito analgésico, o medicamento à base de hexamidina proporciona benefícios somente durante o efeito da medicação, aliviando o sintoma sem tratar. Ele deve ser usado, para permitir que o paciente se alimente melhor até que o quadro seja solucionado.

2. Própolis: apesar de ser muito recomendada para dor de garganta, o própolis não possui benefícios comprovados, mas é um grande aliado no alívio dos sintomas. A substância possui ação anti-inflamatória que age na dor de garganta.

3. Gengibre: é certo que a raiz é um grande anti-inflamatório, mas ela também só agirá no tratamento do sintoma, sem alterar o processo de cura. Quando a dor está sendo causada por vírus ou bactérias, o uso de substâncias com ação anti-inflamatória alivia os sintomas.

As frutas cítricas ajudam a aliviar a dor de garganta. (Foto: divulgação).

4. Chás: possuem água na sua composição, sendo fundamental para o tratamento. As substâncias naturais como gengibre e alho diminuem o inchaço que costuma estar presente nos processos inflamatórios.

5. Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, frutas cítricas são conhecidas por seu poder anti-inflamatório e antioxidante, sendo importante no fortalecimento da imunidade e prevenção das doenças.

6. Menta: ela aumenta a salivação, alivia os sintomas da inflamação e proporciona sensação de frescor.

7. Gargarejo: a hidratação local sempre melhora o processo inflamatório que ocorre nas agressões por agentes externos, como vírus, bactérias e outros processos alérgicos. O gargarejo com água muitas vezes auxilia em diminuir as placas de pus nas amigdalas.

8. Soluções caseiras: os remédios caseiros são excelentes opções para tratar a garganta. O mel com própolis, alho com gengibre e laranja, menta com gengibre. Segundo especialistas, a mistura desses ingredientes não causará nenhum problema ou efeito colateral inesperado.

9. Dormir: o sono é uma forma do corpo recarregar as energias e escolher uma possível forma de curar a dor de garganta. Para melhorar o sono, utilize um umidificador.

10. Sopas: são muito fáceis de serem feitas e ajudam a melhorar as dores de garganta. O ideal é consumir as sopas mornas para não piorar a irritação da garganta.

Os chás são excelentes opções para tratar a dor de garganta. (Foto: divulgação)

A dor de garganta é um problema muito comum nos dias mais frios do ano. As causas da dor de garganta são muitas podendo gerar grande incômodo. Aposte nas medidas para aliviar as dores de garganta e proteja-se.

Top