Receitas de leite vegetal

Aprenda a fazer receitas de leite vegetal e viva com mais saúde. Esse tipo de bebida pode ser preparado com centenas de plantas, porém,…

Aprenda a fazer receitas de leite vegetal e viva com mais saúde. Esse tipo de bebida pode ser preparado com centenas de plantas, porém, para que o sabor fique agradável, é preciso acertar na combinação de ingredientes.

Receitas de leite vegetal. (Foto Ilustrativa)

Leite vegetal é o termo usado para designar qualquer preparo que seja parecido com o leite de vaca convencional. Essas bebidas são preparadas à base de diferentes alimentos naturais, como soja, arroz, coco e amêndoa. Elas são ótimas para incluir na dieta, especialmente se você for vegano ou alérgico a lactose.

Assim como o leite de vaca, o leite vegetal também é rico em nutrientes. As propriedades nutricionais da bebida variam de acordo com os ingredientes utilizados no preparo. Em geral, a composição é rica em vitamina B, vitamina D, cálcio, ferro e até mesmo proteína. Vale destacar que a grande vantagem do leite vegetal é a ausência de gorduras ruins.

Veja também: Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose

Receitas de leite vegetal

Aprenda a fazer 5 opções de leite vegetal. (Foto Ilustrativa)

Selecionamos 5 receitas de leite vegetal para você fazer em casa. Confira:

1. Leite de arroz

Cozinhe o arroz branco normalmente, usando água e fava de baunilha. Retire do fogo e bata no liquidificador, com água mineral. Você pode coar a mistura para que o leite fique mais ralinho. Se você não tiver fava de baunilha, então cozinhe o arroz e acrescente um pouco de essência de baunilha na hora de bater no liquidificador com a água.

Leia Também:  Ronco traz mais risco de ataque cardíaco do que o cigarro

2. Leite de soja

O leite de soja é bem fácil de encontrar no supermercado, mas você pode prepará-lo em casa. Providencie duas xícaras de soja crua em grão e deixe-a de molho na água por 12 horas. Depois, bata a soja com água quente no liquidificador. Coe e o leite está pronto.

É importante coar bem a mistura. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Alergia ao leite: sintomas, como tratar

3. Leite de aveia

Para fazer o leite de aveia, você vai precisar de 80g de aveia em grão e 1 litro de água mineral. Inicie a receita deixando os grãos de molho por 8 horas. Depois, bata no liquidificador com água mineral e coe bem. Lembre-se que não pode ser flocos de aveia!

4. Leite de amêndoas

Deixe 50g de amêndoas cruas de molho na água, por aproximadamente 4 horas. Após esse período, bata-as com água mineral no liquidificador e use um coador fino para coar o leite.

Leite de amêndoas. (Foto Ilustrativa)

5. Leite de gergelim

Providencie ¾ xícara de gergelim sem casca e deixe-o de molho por 4 horas. Depois, bata com água mineral no liquidificador por alguns minutos. Use uma peneira para coar. É importante lembrar que esse leite tem um gosto um pouco mais forte do que os demais.

Leia mais: Alimentação vegana: mitos e verdades

E aí? Gostou das receitas de leite vegetal? Tem alguma outra sugestão? Deixe um comentário. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja mais dicas sobre como ter uma alimentação saudável.

 

Top