Alergia ao leite: sintomas, como tratar

Desde a infância, temos o hábito de nos alimentar com o leite de vaca. Porém, em alguns casos restritos, os indivíduos apresentam manifestações que…

Por Editorial MDT em 16/07/2013

Desde a infância, temos o hábito de nos alimentar com o leite de vaca. Porém, em alguns casos restritos, os indivíduos apresentam manifestações que dão sinais de alergia a esse alimento. Conheça abaixo como tratar e os sintomas da alergia ao leite.

A asma é um tipo de alergia comum, assim como a alergia ao leite de vaca. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre a alergia ao leite

A alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico a qualquer substância que tenha entrado em contato com o corpo. Ela pode ter entrado no organismo através do nariz (inalada), da boca (ingerida) ou pelo contato com a pele.  Ao entrar em contato com o alérgeno, o sistema imunológico libera diversos compostos químicos no sangue e que provocam manifestações como a congestão nasal, irritação na garganta, diarreia, coceira no nariz e nos olhos e a urticária.

A alergia e a genética

Em geral, a tendência que um indivíduo tem em desenvolver alergia tem grande relação com o fator genético. No entanto, as formas de alergias podem variar de pessoa para pessoa.  Por exemplo, uma criança pode ser portadora de rinite alérgica, enquanto seu irmão não. Além disso, vale ressaltar que o aleitamento materno, durante os primeiros meses de vida, ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento da alergia na infância.

Alguns exemplos de alergias

São diversos os tipos de alergias que podem afetar um indivíduo. Conheça alguns exemplos:

  • Rinite alérgica;
  • Asma;
  • Dermatite de contato.

Quando uma pessoa apresenta alergia a algum tipo de substância, costuma apresentar outras reação a outros produtos, desenvolvendo as mesmas manifestações clínicas.

Saiba mais sobre a alergia ao leite de vaca. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o tratamento

O tratamento da alergia ao leite é inicialmente realizado com remédios denominados antihistamíncos e corticoides. É importante mencionar que eles devem ser prescritos por um médico especialista. Além disso, a melhor forma de combater o problema é descobrindo e posteriormente, eliminando o contato com a substância que está gerando o problema. Alguns exemplos de produtos que causam alergias são: fumaça de cigarro, poeira, perfume, entre outros.

Aprenda a eliminar a poeira alérgica

A melhor forma de combater a alergia ao leite é através da prevenção do contato com a substância alérgica. A poeira é o alérgeno que mais manifesta os sintomas da alergia. Conheça algumas medidas que podem ajudar na prevenção do problema:

  • Deixar o ambiente arejado;
  • Evitar o uso de carpetes e tapetes;
  • Lavar a roupa de cama com frequência;
  • Realizar a limpeza dos cômodos com pano úmido;
  • Utilizar substância antiácaros.

    Diante da alergia ao leite de vaca, é importante buscar o atendimento de um especialista. (Foto: divulgação)

A alergia é um problema que afeta grande parte dos indivíduos. Após conhecer alguns exemplos de como prevenir e tratar a alergia ao leite é importante buscar a orientação de um especialista quando existe a suspeita do problema.

Top