Meia hora a mais de sono melhora o comportamento da criança

Dormir bem é algo essencial para o desenvolvimento da criança. Quando ela não tem um sono de qualidade pode apresentar problemas relacionados às dificuldades…

Dormir bem é algo essencial para o desenvolvimento da criança. Quando ela não tem um sono de qualidade pode apresentar problemas relacionados às dificuldades de crescer, pois os hormônios responsáveis pelo crescimento são produzidos nas fases mais profundas do sono.

Dormir um pouco mais melhora desempenho escolar e relacionamento social. (Foto:Divulgação)

Aumentar a quantidade do sono faz bem

Uma pesquisa realizada pela Universidade McGill, no Canadá, revelou que meia hora a mais de sono melhora o comportamento da criança. Esta pequena mudança na rotina promete melhorar o desempenho escolar e o relacionamento social. Os resultados completos deste estudo foram divulgados na revista Pediatrics, na última segunda-feira (15).

Para chegar à conclusão de que dormir um pouco mais melhora o comportamento infantil, os pesquisadores acompanharam 34 crianças, com idade entre 7 e 11 anos. Elas não foram diagnosticadas com distúrbios do sono e nem com outros problemas de saúde.

Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro foi orientado a dormir mais do que a quantidade habitual, já o segundo passou a desfrutar de noites de sono mais curtas durante o período da pesquisa. Para medir a duração da atividade do sono, os estudiosos canadenses usaram um dispositivo adaptado a um relógio de pulso. As mudanças comportamentais das crianças foram relatadas pelos pais e professores.

43% dos meninos, com 10 e 11 anos de idade, não dormem o tempo recomendado para a faixa etária. (Foto:Divulgação)

Depois de avaliar as informações coletadas, os autores da pesquisa descobriram que 64% das crianças, com idade entre 6 e 12 anos, dormem após às 21h. Constatou-se também que 43% dos meninos, com 10 e 11 anos de idade, não dormem o tempo recomendado para a faixa etária. Segundo a Fundação Nacional do Sono no Canadá, as crianças de 5 a 12 anos devem desfrutar de uma noite de sono com duração de 10 a 11 horas.

Leia Também:  Depilação de sobrancelhas: dicas para doer menos

Os pesquisadores verificaram que 27 minutos a mais de sono podem melhorar o comportamento infantil, principalmente no que diz respeito à distração e impulsividade. Por outro lado, se a criança dorme uma hora a menos, ela apresenta sérios problemas associados a este hábito.

Alguns sinais são capazes de indicar que a criança não está dormindo o suficiente, como a dificuldade de concentração, o excesso de bocejos e a irritabilidade.

Saiba mais: Os benefícios do sono para as crianças

Dicas para melhorar o sono da criança

Hábitos saudáveis melhoram a qualidade do sono da criança. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir algumas dicas para fazer a criança dormir mais e melhor:

– Os pais devem estabelecer horários fixos para dormir e acordar;

– É importante evitar que a criança consuma alimentos pesados antes de dormir;

– Para que a noite a criança não fique sem sono, vale a pena conter os cochilos ao longo do dia.

– Leite, cafeína ou açúcar devem ser evitados momentos antes de dormir.

Veja também: Hora do Sono: técnicas para fazer a criança dormir

Top