Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose

O leite é uma das mais importantes fontes de cálcio para uma pessoa. Esse mineral é essencial para a formação dos ossos, deixando-os fortificados…

O leite é uma das mais importantes fontes de cálcio para uma pessoa. Esse mineral é essencial para a formação dos ossos, deixando-os fortificados e prevenindo fraturas. Apesar dos benefícios, alguns indivíduos apresentam intolerância ou alergia ao produto, sendo necessário bani-lo da dieta. Conheça mais sobre a diferença entre a alergia e a intolerância à lactose.

Conheça a diferença entre alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose. (Foto: divulgação)

Intolerância à lactose

O indivíduo que é portador da intolerância à lactose é incapaz de quebrar essa substância e utiliza-la no organismo. Isso ocorre porque o intestino dessas pessoas não possui a quantidade da enzima (lactase) necessária para quebrar e posteriormente absorver a lactose.

Manifestações da intolerância à lactose

Um indivíduo que apresenta intolerância â lactose costuma desenvolver as seguintes manifestações clínicas:

  • Distensão abdominal;
  • Aumento da eliminação de gases;
  • Aumento dos ruídos abdominais;
  • Diarreia;
  • Cólicas.

Todos esses sinais e sintomas costumam se manifestar quando um indivíduo que possui o problema decide ingerir o alimento.  O grau da intolerância varia de pessoa para pessoa e da quantidade de leite que o indivíduo ingere.

É importante mencionar que a maioria das pessoas que apresentam a intolerância à lactose não possuem evidências de desnutrição ou perda de peso, mesmo diante das queixas. Por isso, quando o problema se manifesta, é muito importante que eles busquem a orientação de um especialista para descartar a existência de outras doenças gastrointestinais.

A intolerância à lactose pode manifestar problemas gastrointestinais. (Foto: divulgação)

A alergia ao leite de vaca

A alergia ao leite ocorre quando o organismo rejeita por completo a lactose. Devido a isso, a ingestão desse alimento pode causar graves problemas de saúde, podendo ser fatal.

Existem dois tipos de alergia ao leite: a imediata (ocorre logo após o consumo) e a tardia (se manifesta semanas após a ingestão). Em geral, as manifestações dessa patologia incluem:

  • Urticária;
  • Inchaço da boca e dos olhos;
  • Cólicas;
  • Vômitos;
  • Diarreia.
Leia Também:  Mitos e verdades sobre o sol

Segundo especialistas, a alergia ao leite pode ser curada por volta dos três anos de idade. Para que isso aconteça, o alimento deve ser retirado totalmente da dieta da criança, incluindo os derivados como queijos, iogurtes, bolos, bolachas, entre outros exemplos. Durante esse período, o leite de vaca pode ser substituído pelo leite de soja.

O leite é um alimento rico em cálcio. (Foto: divulgação)

O leite de vaca é um alimento que tem alto poder alergênico. Tanto a intolerância à lactose, quanto a alergia ao leite de vaca costumam causar diversos incômodos aos indivíduos que possuem o problema. Por isso, é muito importante buscar a orientação de um especialista quando existe a suspeita do problema.

Top