Puberdade masculina: o que muda no corpo do garoto

Puberdade masculina: o que muda no corpo do garoto

O corpo do ser humano está em constante mudança. Quando criança, são diversas as dúvidas que surgem a respeito das possíveis transformações que o…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

O corpo do ser humano está em constante mudança. Quando criança, são diversas as dúvidas que surgem a respeito das possíveis transformações que o corpo irá manifestar. Em geral, a transição entre a infância e a adolescência, traz muito desconforto aos pequenos, sendo muito importante o diálogo com os pais. Conheça abaixo o que muda no corpo do garoto durante a puberdade masculina.

Saiba o que muda no corpo do garoto, durante a puberdade masculina. (Foto: divulgação)

O início de tudo

Durante a infância que envolve o nascimento até os 10 a 11 anos de idade, tanto meninos, quanto meninas possuem o mesmo padrão de crescimento. Ou seja, ambos os sexos passam pelos mesmos problemas, inclusive de alterações hormonais. No entanto, após esse período, as coisas começam a mudar. Os meninos e as meninas possuem puberdades e manifestações diferentes, visto que cada indivíduo estará preparado para um tipo de função.

Saiba mais sobre a puberdade

Durante a fase da puberdade que tem um período médio de duração de 4 anos, os pequenos sofrem mudanças. Estas consistem em alterações tanto físicas, quanto psicológicas. A puberdade é o marco da transição entre a infância e a vida adulta. É importante mencionar que essa alteração pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, a depender de cada criança, podendo ser classificada como puberdade precoce.

O crescimento da barba é um dos sinais de puberdade masculina. (Foto: divulgação)

A puberdade masculina

Durante o primeiro ano de puberdade, as mudanças físicas nos meninos, são extremamente visíveis. Em geral, ela é manifestada pelo aumento da estatura, do desenvolvimento da musculatura corporal, do amadurecimento dos órgãos sexuais, assim como o início do aparecimento dos caracteres secundários masculinos.

  • Primeiro ano

Até os 10 e 11 anos, o crescimento físico era regular, passando a se tornar acelerado, durante a puberdade. Em geral, o menino costuma ganhar cerca de 8 cm por ano, caracterizando a fase do estirão. Os órgãos genitais também sofrem aumento, em especial, os testículos, vindo associado a presença de penugem púbica.

  • Segundo ano

Durante esse período, o crescimento continua acelerado. O desenvolvimento da musculatura se torna mais específico, justificado pela presença de ombros largos. Além disso, o desenvolvimento do genital também acontece, ocorrendo o crescimento do pênis e do escroto. Os pelos começam a surgem nas axilas e na face, trazendo algum incomodo aos rapazes. A mudança da voz também ocorre nessa fase, oscilando entre o afinamento e o engrossamento.

  • Terceiro ano

Nesse período ocorre a desaceleração do crescimento físico para dar lugar as mudanças ósseas. Ou seja, as cartilagens começam a dar espaço aos ossos de adultos, os quais são mais fortes e resistentes.

  • Quarto ano

Nessa fase, o rapaz já não apresenta tantas transformações, na verdade, ele já manifesta o padrão físico do indivíduo adulto. A única parte do corpo que pode sofrer alteração é a musculatura. Ou seja, o desenvolvimento muscular pode ocorrer, através da prática de esportes.

A puberdade é a fase que define os caracteres masculinos. (Foto: divulgação)

A puberdade é uma fase caracterizada por diversas transformações. Para evitar qualquer perturbação, é muito importante que os pais conheçam as mudanças que o corpo do filho pode sofrer, para poderem orientá-lo e acalma-lo sobre o assunto.

Top