Marmitas saudáveis como fazer?

Marmitas saudáveis como fazer? Levar a comida de casa para o trabalho é uma opção interessante para quem está de dieta e quer se…

Marmitas saudáveis como fazer? Levar a comida de casa para o trabalho é uma opção interessante para quem está de dieta e quer se manter distante das tentações, além de ser uma boa fonte de economia.

Marmitas saudáveis como fazer? (Foto Ilustrativa)

Marmitas saudáveis como fazer? (Foto Ilustrativa)

Na hora da pausa no trabalho para almoçar, quem opta pelos restaurantes, bares e lanchonetes está sempre sujeito a cair em tentações como sanduíches, frituras e doces. Já quem prepara a marmita em casa pode controlar, mais facilmente, o que vai comer, já que terá somente aquela opção para matar a fome.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao preparar a sua própria quentinha, evitando, por exemplo, os alimentos citados acima. Outro ponto importante é guardar a marmita na geladeira, para conservar melhor os alimentos, e levá-la ao micro-ondas para aquecer, na hora da refeição (escolha uma marmita que possa ser levada ao forno).

Dicas para planejar refeições saudáveis

Marmitas saudáveis como fazer?

As folhas não podem ficar de fora de uma marmita nutritiva (Foto Ilustrativa)

As folhas não podem ficar de fora de uma marmita nutritiva (Foto Ilustrativa)

Para montar uma marmita nutritiva, o cardápio deve contemplar pelo menos uma opção de folhas (alface, rúcula, agrião, etc), legumes no vapor ou refogados (berinjela, brócolis, abobrinha, chuchu ou couve-flor), pepino, cenoura, tomate e arroz integral.

Feijão, lentilha ou outro tipo de leguminosa (grão-de-bico, soja, ervilha, etc) também devem estar presentes na marmita, pelo menos três vezes por semana. Com relação às carnes, a preferência deve ser pelas brancas (frango sem pele e peixes), mas as carnes vermelhas (magras) não podem ser esquecidas (duas vezes por semana é uma boa).

O arros integral é outro item importante no cardápio saudável (Foto Ilustrativa)

O arros integral é outro item importante no cardápio saudável (Foto Ilustrativa)

Cardápio saudável para quem tem gastrite

Leia Também:  5 dicas para usar linhaça na dieta

Para fazer uma marmita saudável, o ideal é variar o cardápio ao longo da semana, escolhendo os alimentos de acordo com o seu perfil e o tipo de trabalho realizado (o cardápio é diferente para quem realiza trabalhos pesados e para quem trabalha sentado, por exemplo).

Sugestão de cardápios

Legumes também são parte essencial de um cardápio nutritivo (Foto Ilustrativa)

Legumes também são parte essencial de um cardápio nutritivo (Foto Ilustrativa)

Hábitos alimentares saudáveis: dicas de sucesso

Confira algumas sugestões de cardápios para marmita saudável:

  • Salada (rúcula, alface, tomate) + chuchu no vapor + 1 porção de arroz integral + 1 porção de batata sauté + pedaço de filé de peixe assado no forno.
  • Salada (alface, cenoura ralada e tomate) + arroz integral + feijão preto + brócolis refogado + peito de frango grelhado.
  • Salada (cenoura picada, alface e tomate) + arroz integral + lentilha + abobrinha recheada com carne moída.
  • Salada (rúcula, agrião, alface, cenoura, tomate, palmito e pepino) + arroz integral + feijão + frango xadrez (com pimentão, brócolis, cebola e couve-flor).
  • Salada (alface, tomate, pepino, rúcula e palmito) + cenoura no vapor + arroz integral + omelete (com peito de peru e queijo branco).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top