Molduras: como escolher

PUBLICIDADE
A moldura ideal precisa combinar com a obra.

Definir a moldura para o quadro ou foto é uma tarefa complicada, afinal, vários fatores precisam ser levados em conta para tomar a decisão certa. O acabamento escolhido precisa valorizar a peça e apresentar harmonia com o estilo de decoração predominante no ambiente.

Os demais elementos que compõem o espaço influenciam na escolha da moldura, mas o conceito não é absoluto. Na verdade é necessário considerar o quadro como um objeto completo, que necessita de um acabamento para se tornar ainda mais visível e impactante na decoração.

Como escolher molduras?

Os modelos de moldura podem ser classificados em duas grandes categorias: clássico e moderno. O primeiro grupo apresenta mais rebuscamento e sinais de um trabalho artístico, sendo as peças normalmente encontradas nas cores dourado e prateado. Já a moldura moderna exibe características do estilo contemporâneo, com um aspecto liso e design simplificado.

PUBLICIDADE

Para determinar a moldura ideal, é fundamental ter em mente qual efeito o objeto deve causar na decoração. A obra de arte que será emoldurada influência na hora da escolha, obrigando o morador a analisar cada modelo e compará-lo com as ilustrações do quadro. Não há uma regra exata, depende muito da sensibilidade para fazer composições afinadas.

Escolha molduras com cores que valorizem a obra.

Ao analisar uma moldura, é necessário ficar atento ao material, detalhes, tamanho e principalmente a cor. A peça precisa apresentar tons condizentes com a produção do quadro, estabelecendo um equilíbrio. Às vezes adotar uma moldura muito trabalhada pode ser um perigo, já que ela rouba toda a atenção que na verdade devia ser destinada a obra.

Existem dicas que podem auxiliar a escolha adequada da moldura para o quadro. Por exemplo, quando a tela apresenta muitas texturas e cores quentes, o ideal é trabalhar com um acabamento que siga os mesmos tons, sem fazer um contraste muito severo. No caso de quadros abstratos, que possuem muitas informações reunidas, é recomendado usar uma moldura mais discreta.

Para evitar equívocos nas combinações, é válido experimentar as molduras e contar com a opinião de um profissional para informar as necessidades da obra.

PUBLICIDADE

Cuidados ao escolher molduras

– A moldura não deve combinar com o ambiente, mas sim com a tela.

– Para acentuar as cores do quadro, use molduras claras, ou seja, em tons neutros.

PUBLICIDADE

– No caso da moldura apresentar desenhos, é importante que estabeleça sintonia com o conteúdo da obra.

– As molduras necessitam de uma limpeza cuidadosa, com pano ou pincel. Este cuidado vai evitar que os insetos se instalem na obra e causem danos.

Com os quadros emoldurados, resta fazer combinações charmosas no ambiente.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Parabéns pelo blog

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.