Prouni 2016 – Inscrições, Data, Calendário

O Prouni 2016 está se preparando para iniciar as inscrições do 2º semestre de 2016. O objetivo é preencher vagas para bolsas parciais e integrais…

O Prouni 2016 está se preparando para iniciar as inscrições do 2º semestre de 2016. O objetivo é preencher vagas para bolsas parciais e integrais em todo o país. Leia a matéria para conhecer o calendário completo e veja como se inscrever no programa.

Prouni 2016 - Inscrições, Data, Calendário (Foto Ilustrativa)

Prouni 2016 – Inscrições, Data, Calendário (Foto Ilustrativa)

O que é o Prouni?

Lançado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni oferece bolsas de estudo para o ensino superior, nas instituições privadas da educação superior, para estudantes que ainda não possuem diploma de graduação.

O programa disponibiliza tanto bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% da mensalidade, quanto bolsas de estudo parciais, nas quais o beneficiado ganha desconto de 50% na mensalidade. O Prouni é realizado duas vezes ao ano.

Inscrições Prouni 2016

Milhares de pessoas conseguem acessar o ensino superior através das bolsas Prouni (Foto Ilustrativa)

Milhares de pessoas conseguem acessar o ensino superior através das bolsas Prouni (Foto Ilustrativa)

 

As inscrições Prouni de meio de ano 2016 serão abertas no dia 07 de junho. O prazo para se inscrever na seleção seguirá até o dia 10 do mesmo mês. Os estudantes interessados em disputar as bolsas de estudo em universidades privadas devem acessar siteprouni.mec.gov.br, preencher o formulário com dados pessoais e escolher as opções de curso. Esse procedimento é totalmente gratuito, ou seja, não há necessidade de pagar uma taxa de inscrição.

Para se inscrever na plataforma do Prouni, primeiramente o usuário precisa informar o número de inscrição no Enem 2015 e a senha de acesso ao sistema. Depois, é necessário escolher duas opções de cursos de graduação e acompanhar as notas de corte.

Leia Também:  Como usar a internet para estudar para o Enem?

Quem pode se inscrever no Prouni?

Os pré-requisitos Prouni 2016 incluem ainda renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$1.320) para as bolsas integrais e de até três salários mínimos (R$2.640) por pessoa para as bolsas parciais.

Os candidatos devem também ter participado do Enem 2015, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média das notas, e nota acima de zero na redação. O processo de inscrição acontece por meio da página http://siteprouni.mec.gov.br.

Poucas pessoas sabem, mas o Prouni tem condições especiais para professores. Os docentes que trabalham na rede pública com educação básica não precisam se enquadrar nos requisitos de renda. Isso, é claro, se eles estiverem interessados nos cursos de licenciatura.

Resultado do Prouni 2016

O resultado do Prouni, que consiste na primeira chamada, será divulgado pelo MEC no dia 13 de junho. Os convocados terão que providenciar os documentos necessários e comparecer pessoalmente à instituição de ensino correspondente para efetuar a matrícula. O prazo é de 13 a 20 de junho.

Segunda Chamada Prouni 2016

Os candidatos selecionados para as bolsas de estudo devem comparecer à universidade para confirmar a matrícula (Foto Ilustrativa)

Os candidatos selecionados para as bolsas de estudo devem comparecer à universidade para confirmar a matrícula (Foto Ilustrativa)

A segunda chamada Prouni 2/2016 será divulgada no dia 27 de junho. Os candidatos classificados nessa lista terão o prazo de 27 de junho a 1º de julho para fazer a matrícula.

Lista de espera Prouni 2016

O Prouni oferece bolsas para diferentes tipos de cursos superiores (Foto Ilustrativa)

O Prouni oferece bolsas para diferentes tipos de cursos superiores (Foto Ilustrativa)

 

Já os candidatos que não tiveram seus nomes incluídos em nenhuma das chamadas poderão manifestar o interesse em participar da Lista de Espera Prouni 2016. O prazo para se inscrever, no entanto, ainda não foi divulgado.

Leia Também:  Educa mais Brasil, bolsas de estudo 2012

Calendário Prouni 2º Semestre de 2016

Prazo de inscrição: de 07 a 10 de junho;

Divulgação da 1ª chamada: 13 de junho;

Prazo de matrícula 1ª chamada: de 13 a 20 de junho;

Divulgação da 2ª chamada: 27 de junho;

Prazo de matrícula 2ª chamada: de 27 de junho a 1º de julho.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o Prouni 2016 Segundo Semestre? Deixe um comentário. Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC pelo telefone 0800-616161.

 

Top