Desafio Universitário Sebrae 2013: como participar

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deu início à edição 2013 do Desafio Universitário Sebrae, competição nacional e de…

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) deu início à edição 2013 do Desafio Universitário Sebrae, competição nacional e de caráter educacional que objetiva estimular os estudantes de cursos superiores de todo o país a desenvolverem atitudes empreendedoras, preparando-se para entrar no mercado de trabalho.

O Sebrae já deu início à edição 2013 do seu Desafio Universitário (Foto: Divulgação)

Através da competição, que substitui o antigo Desafio Sebrae, ferramenta que durante 13 anos contou com a participação de mais de um milhão de estudantes, os universitários podem aprimorar seus conhecimentos participando de diversas atividades, tanto online quanto presenciais.

Cada uma delas possui pontuação específica e possibilita aos estudantes conhecer um pouco mais sobre os conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo. Ao final, quem acumular mais pontos é declarado o vencedor, tendo direito a troféu e a uma série de prêmios.

Como funciona o Desafio Universitário Sebrae 2013

Universitários de todo o Brasil participam de diversas atividades, desenvolvendo características empreendedoras (Foto: Divulgação)

Ao todo, o Desafio Universitário Sebrae 2013 inclui 10 jogos virtuais, sendo que cada um deles pode dar aos participantes até 100.000 pontos. São eles: Escritório Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Negócios, Meu Primeiro Milhão, Hora de Liderar e Negócio Quente.

Além dos games virtuais, os estudantes podem aumentar a pontuação participando de cursos de empreendedorismo; da conferência com especialistas, intitulada “Papo de Negócios”, transmitida via internet; dos cursos de educação à distância do Sebrae; e das atividades presenciais organizadas pela instituição, como o seminário Empretec.

Ao final da primeira etapa da competição, os três primeiros colocados de cada estado se classificam para a grande final nacional, que envolverá 81 estudantes. Nessa fase, eles serão divididos em equipes de três integrantes, formadas entre os finalistas de cada estado.

Leia Também:  SEBRAE Cursos EAD Grátis 2011

A partir daí, cada equipe participará de atividades nas quais terá que lidar com diversas simulações de situações reais que um empreendedor pode enfrentar, como administrar o tempo para cumprir determinados prazos e tomar decisões gerenciais que influenciarão o sucesso da empresa.

Prêmios

Os vencedores da competição terão direito a uma série de prêmios (Foto: Divulgação)

Cada um dos finalistas na etapa estadual do Desafio Universitário Sebrae receberá troféu, kit estudante e um smartphone. Já na final nacional, os três melhores colocados irão ganhar troféu, tablet e uma viagem para o exterior, com duração de até 10 dias, onde conhecerão um centro de referência mundial de empreendedorismo.

Os vencedores do Desafio Universitário Sebrae 2013 também poderão conhecer instituições de fomento, universidades e empreendimentos locais durante a viagem internacional que farão. O destino será revelado no decorrer da competição.

Como participar

As inscrições para o desafio são gratuitas (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Desafio Universitário Sebrae 2013 já estão abertas. Os interessados em participar da disputa devem acessar o site Desafio Universitário Empreendedor, clicar no link “Inscreva-se” e preencher o formulário. O cadastro é gratuito.

A competição é aberta aos universitários de todas as regiões do Brasil, devidamente matriculados em qualquer curso superior, em instituição de ensino superior credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação. É importante ressaltar que o estudante precisa apresentar uma carta de indicação da instituição onde está matriculado e deve indicar um professor responsável.

Top