Bolsas de Estudos 2016 ProUni

Para você que esta a procura de oportunidade em bolsas de estudos, confira as oportunidades da bolsas de estudos 2016 ProUui. O Prouni Oferece bolsas…

Para você que esta a procura de oportunidade em bolsas de estudos, confira as oportunidades da bolsas de estudos 2016 ProUui. O Prouni Oferece bolsas de estudos (parcial e integral), em universidades privadas de todo o país e é um programa do governo federal este programa tem como beneficio promover bolsas em faculdades particulares em todo o território nacional. Para participar dele é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Bolsas de Estudos 2016 ProUni (Foto: Exame/Abril)

Bolsas de Estudos 2016 ProUni (Foto: Exame/Abril)

Bolsas de Estudos 2016 ProUni

O Prouni – Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos 2016 ProUui integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Leia mais informações sobre: Como Conseguir Bolsa de Estudo

Objetivos do programa

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no O Prouni – Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Centenas de jovens participam do programa em todo o País (Foto: Exame/Abril)

Centenas de jovens participam do programa em todo o País (Foto: Exame/Abril)

O Prouni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. O Prouni já atendeu, desde sua criação, mais de 1,2 milhões de estudantes!

Leia Também:  Técnicas para ser mais eficiente nos estudos

Requisitos do programa

Lista de aprovados não demora a ser divulgada (Foto: Exame/Abril)

Lista de aprovados não demora a ser divulgada (Foto: Exame/Abril)

Se você deseja conquistar a bolsa, além de nota superior ao dos seus concorrentes, é preciso preencher alguns pré-requisitos, entre eles, ter cursado o Ensino Médio em Escola pública, e não ultrapassar uma renda mensal que será determinadal. Para conseguir bolsa integral da ProUni – o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial da ProUni, que significa 50% da mensalidade, o estudante tem que ter renda familiar, por pessoa (três salários mínimos).

Leia mais informações sobre:PROUNI 2016 Inscrições, Dúvidas e Calendário

Inscrições para o Prouni e cursos mais procurados

Se você tem interesse em participar do ProUni 2016 tem que ficar atento ao processo seletivo, pois o período de inscrição já começou e vai até o dia 22 de janeiro. Os estudantes que tiverem melhores notas no exame têm maiores chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão. As inscrições para a bolsas de estudos Prouni poderão ser feitas no site do MEC e basta clicar aqui para dar andamento a sua inscrição..

Administração está no topo da lista (Foto: Exame/Abril)

Administração está no topo da lista (Foto: Exame/Abril)

Os cursos mais buscados em 2015 por meio do ProUni são: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia e Psicologia. A nota de corte, por exemplo, do curso no topo da lista foi de 700 pontos. Ou seja, avalie a nota de corte aproximadamente do seu curso e saiba quais são suas chances de conquistar uma bolsa parcial ou integral do curso que você escolheu. A melhor maneira de conquistar o seu objetivo é ter avaliado antes a base das notas de corte para aí então ter noção da quantidade de acertos que você deveria ter atingido.

Leia Também:  Educa Mais Brasil inscrições para bolsas no Ceará 2017

Quer mais dicas sobre o assunto? Confira os artigos que preparamos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top