Prouni 2016: Como se cadastrar

Saiba tudo sobre o Prouni 2016: Como se cadastrar. A cada ano, o Programa Universidade para Todos contribui com a formação de milhares de…

Saiba tudo sobre o Prouni 2016: Como se cadastrar. A cada ano, o Programa Universidade para Todos contribui com a formação de milhares de brasileiros, através de bolsas de estudo parciais e integrais. Leia a matéria para conhecer melhor a iniciativa e a forma de se inscrever.

Prouni 2016 Como se cadastrar. (Foto Ilustrativa)

O período de inscrição para as vagas remanescentes do Prouni 2015 já chegou ao fim. Quem não conseguiu garantir uma oportunidade terá a chance de tentar de novo no próximo ano. O programa já está se organizando para o processo seletivo 2016, que deve acontecer em janeiro, logo após a publicação das notas do Enem.

Leia mais: Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Prouni 2016: Como se cadastrar

O Prouni foi criado em 2004, com a missão de ampliar o acesso dos brasileiros ao ensino superior. O programa, através da parceria com instituições privadas, distribui bolsas de 50% e 100% aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública. Dessa forma, as pessoas de baixa renda também podem estudar e aumentar as chances de um futuro profissional promissor.

O programa se encarrega de distribuir bolsas integrais e parciais. (Foto Ilustrativa)

De acordo com dados do Ministério da Educação, o Prouni contribuiu com mais de 1,4 milhão de estudantes em 10 anos de atividade. Das bolsas distribuídas nesse período, 70% eram integrais.

Veja também: Dicas Prouni e calendário Prouni 2015

Como se cadastrar no Prouni?

Realize o seu sonho de fazer faculdade com o Prouni. (Foto Ilustrativa)

Veja a seguir o passo-a-passo para participar do Prouni 2016: como se cadastrar:

1. Acesse o endereço siteprouni.mec.gov.br, dentro do prazo estimulado pelo MEC.

2. Clique no botão “Fazer inscrição”. Você será direcionado para uma página de cadastro, que solicita o número de inscrição no Enem 2015 e a senha. Vale lembrar que essas mesmas informações de login também são usadas para ter acesso ao Sisu.

Leia Também:  Programas do Governo para Bolsas de Estudo

3. Já dentro do painel do Prouni, escolha duas opções de cursos, seguindo o critério de prioridade na ordem. Até o fim do período de inscrição, é possível alterar as graduações escolhidas.

4. Pronto! Agora é só esperar o Prouni realizar a seleção de forma automática, considerando os candidatos com as melhores notas no Enem.

Quem tem direito?

Para participar do Prouni, a renda per capita familiar não pode ultrapassar 3 salários mínimos. (Foto Ilustrativa)

Para ter direito a uma bolsa do Prouni, é preciso estar de acordo com os pré-requisitos. Além de ter feito o ensino médio na rede pública, o candidato também preciso ter obtido nota acima de 450 pontos no Enem e ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Clique aqui para ver a documentação necessária.

Saiba mais: Como conseguir bolsas no Prouni

Agora você já conhece a mecânica do Prouni 2016: Como se cadastrar. Em caso de dúvidas, basta ligar para 0800-616161. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja mais dicas para fazer faculdade de graça.

 

Top