Principais causas de sangramento no nariz

PUBLICIDADE

O sangramento pelo nariz é um evento bastante comum e que pode ser desencadeado por vários fatores. Na maioria dos casos esse acontecimento é recorrente e resulta em várias preocupações. Fique por dentro do assunto e conheça as principais causas de sangramento no nariz.

O sangramento nasal é mais comum em crianças. (Foto: divulgação)

Causas de sangramento no nariz

O sangramento do nariz recebe o nome de epistaxe e costuma ocorrer principalmente em crianças. Ocorre que os vasos sanguíneos que nutrem a região da mucosa nasal são bastante frágeis, e podem se romper por vários fatores, que na  maioria dos casos podem ser facilmente identificados no exame otorrinolaringológico. O resultado é uma hemorragia, que pode ser facilmente controlada na grande maioria dos casos.

As principais causas de rompimento dos vasos nasais são:

PUBLICIDADE
  • Infecções virais ou bacterianas;
  • Crises alérgicas;
  • Traumas internos (como a manipulação da cavidade pelo dedo);
  • Traumas externos;
  • Ar ambiente com baixa umidade;
  • Uso de medicação tópica;
  • Uso de drogas, como cocaína;
  • Aumento da fragilidade dos vasos secundário a problemas como varizes ou pequenos tumores.
A principal causa de epistaxe é a manipulação nasal. (Foto: divulgação)

O que fazer quando o nariz começa a sangrar

Os primeiros socorros para sangramento nasal são bastante simples. Ao constatar uma epistaxe, o primeiro passo é manter a calma, sentar-se ereto (para evitar a deglutição do sangue e diminuir a pressão nos vasos) e fazer uma compressão das laterais do nariz contra o septo nasal utilizando os dedos, durante aproximadamente 10 minutos. Na grande maioria das vezes esse evento é autolimitado e não necessita de atendimento médico.

É importante se lembrar de que não se deve tentar inserir nada nas narinas e muito menos assoar o nariz durante 7 dias. Também não é recomendada a limpeza com cotonetes, dedos, pinças ou lenços. O uso de aparelhos umidificadores de ar pode contribuir muito para a hidratação da mucosa nasal e prevenir esse tipo de evento.

Nos casos em que o problema se prolonga ou ocorrer em grande frequência, vale a pena procurar ajuda de médico especialista, para que seja realizada a investigação do caso e instituído o tratamento mais adequado, que pode incluir métodos como cauterização (química ou térmica) dos vasos da região afetada.

Em outros casos pode ser necessário o uso de tampões nasais (de algodão, gaze, esponjas ou materiais expansíveis) durante até 48 horas. Apesar de incômodo, esse método é altamente eficiente e quando os tampões são retirados, geralmente o problema se encontra em fase de cicatrização.

O primeiro passo é comprimir a região com os dedos. (Foto: divulgação)

O sangramento nasal é um evento bastante comum, que acaba assustando as pessoas e pode ocorrer devido a diversos fatores. Felizmente a maioria dos casos se resolve espontaneamente ou com algumas medidas simples, mas em casos de sangramentos de volume muito aumentado ou grande recorrência, vale a pena procurar auxílio médico.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.